Hemerocallis - Beleza por um dia: conhecendo o parque mais florido de Joinville e suas historias

Olá, gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim... 

Na início desta semana, no feriado do dia 15, a Carolina Winter, que é assessora de marketing da Agrícola da Ilha, fez um convite super especial: ir conhecer a Agrícola da Ilha, que está com o evento florada dos Hemerocallis até o próximo dia 21 de novembro.



A Agrícola da Ilha é um jardim, na verdade, um lugar com vários jardins, que tem aqui em Joinville. E, sazonalmente, tem eventos de floradas específicas. Há algum tempo, foi a do girassol, agora, é o dos Hemerocallis.

O Sr Dario, proprietário e jardineiro do parque nós acompanhou em uma visita guiada e ia contando a história do parque e das flores. A propósito, os Hemerocallis ali no parque, têm até nome! 



Além dos jardins das flores, o parque Agrícola da Ilha tem uma capela (que pode ser locada para eventos) e um parque para crianças brincarem. Para completar, é amiga dos animais, então, os pet são bem-vindos! 


No final do nosso passeio no parque Hemerocallis, que durou mais de uma hora, tomamos um café - a propósito, o espaço do café (simples, caseiro, e que se pagava à parte) e da venda das plantinhas, fica fora do espaço dos jardins, ou seja, pode se frequentado sem nem mesmo pagar a entrada do o parque. 



Nossas considerações sobre o parque Agrícola da Ilha

Gostamos a experiência, mas chegamos a conclusão de que é uma percepção bem particular, já que tem que gostar de plantinhas, gostar de uma caminhada ou de ficar em um dos espaços apreciando a beleza. 

No nosso ponto de vista, para nós que não temos crianças e não aproveitamos o espaço de parque para elas, é um passeio para se fazer a cada algum tempo (talvez nas outras floradas que ainda não fui!), ou ainda, para levar alguém que nunca tenha ido e que goste desse tipo de passeio (lembrei do meus pais, que amam plantas e jardins!). 

Sei que na florada de girassol desse ano, eles fizeram um evento para ver o jardim de girassol e a super luar. Esse acabei não indo ver e agora que conheço o espaço, acho que teria gostado! 

Em resumo, é uma experiência legal, mas não é um parque com atrações, e sim para relaxar e curtir a natureza. 

Pontos muito positivos do Parque Hemerocallis - Agrícola da Ilha 

Dá para ir de bicicleta, inclusive com aquelas que tem pontos de empréstimo pela cidade; aceita pet; a maior parte dos jardins e espaços é adaptado para cadeirantes e pessoas com poucos mobilidade; é ótimo para crianças e amantes da natureza. Tem lugar que vende água, suco, refrigerante, cafés e comidas estilo cafeteria caseira. Tem estacionamento e não é cobrado a parte. 

Pontos não tão positivos do Parque Hemerocallis - Agrícola da Ilha 


Não tem lugares para sentar pelos jardins; não tem outras atrações além da apreciação dos jardins para os adultos.


 
Agora um texto com mais informações e detalhes sobre o parque Hemerocallis aqui em Joinville, que a Carolina me enviou! 


Hemerocallis - Beleza por um dia.

Isso mesmo! A flor que desabrocha e tem uma florada nova a cada dia.

Esta é a magia da natureza! Mas, como são mais de 300 cultivares diferentes, a Agrícola da Ilha, Parque dos Hemerocallis consegue realizar o maior Festival de Hemerocallis do Brasil. Esta característica traz a vantagem de evitar que a florada seja prejudicada por ventos ou chuvas, pois na manhã seguinte novos botões se abrem. 


No auge da estação mais colorida e cheirosa do ano, é na primavera que florescem nos jardins da Agrícola diferentes pétalas, nuances, aromas e formas, e convida à contemplação da natureza. 
Até o dia 21/11 o parque estará aberto todos os dias (terça a sexta-feira 7h30 às 17h e sábados, domingos e feriados das 9h às 17h).


 A principal atração do Festival, sem dúvida é o Hemerocallis, e eles estão ao ar livre, em canteiros desenhados com a parceria do paisagista Jordi Castan. São mais de 300 metros quadrados de jardim com esta espécie fácil de cultivar. "A adaptação é rápida a uma grande variedade de condições", conta Dario Bergemann, jardineiro e proprietário do Parque.


A planta, muito apreciada em todo o Brasil é conhecida também por ser a flor predileta nos Estados Unidos, onde é bastante cultivada em jardins. No entanto, é nativa da Ásia, Japão, Sibéria, China e Eurásia. Além do baixo custo com a manutenção, a espécie tem apresentado muito boa resistência à maioria das pragas comuns nos jardins, e se adapta com muita facilidade nas mais diversas condições climáticas. Entre os povos asiáticos, a planta é utilizada também na culinária. As flores são palatáveis, digestivas e nutritivas. Apresentam também propriedades medicinais. O caule e as raízes são usados como analgésicos. A utilização na medicina e na culinária é considerada tradição entre os chineses.
 "Como a espécie apresenta boa resistência à maioria das pragas, os Hemerocallis são uma solução versátil para grandes espaços ou pequenos jardins.


Este ano de 2021, mesmo ainda em meio à pandemia da Covid-19, o Parque está cumprindo protocolos sanitários e desde o ano passado é chancelado pelo Ministério do Turismo com o selo Turismo Responsável, o que significa que são cumpridas boas práticas de higienização e protocolos para a prevenção do coronavírus. O uso da máscara é exigido durante todo o passeio.


Festival dos Hemerocallis integra o Novembro das Flores, em Joinville.


O Festival integra a programação do Novembro das Flores, que reúne iniciativas que vem recebendo o apoio da Prefeitura de Joinville. Este ano o município lançou sua marca - Cidade de Joinville. Este ano, a tradicional Festa das Flores, que reúne mais de 130 mil pessoas, foi adiada em função da pandemia e por conta disso, uma programação foi idealizada como Rota das Flores. A Agrícola da Ilha incentiva a integração das iniciativas e das propriedades da cidade para que o município possa se fortalecer cada vez mais como uma cidade turística e cidade das flores o ano inteiro.


Além dos Hemerocallis


O Parque dos Hemerocallis, Agrícola da Ilha fica aberto o ano inteiro. Além de contemplar Hemerocallis, o também conhecido como lírio-de-são-josé, lírio-de-um-dia e lírio-amarelo, o passeio pode ser perfeito nos Jardins do Sol, das Águas - onde é possível alimentar as carpas, das Tropicais, na Trilha Ecológica, no Jardim Interativo, das Aventuras, no Espaço do Colecionador e no Mercado de Plantas e Flores. Atração florida para todas as idades o ano inteiro!
A novidade do Parque neste Festival é a ampliação da acessibilidade no Parque. Com terreno todo plano, é possível usar cadeira de rodas, se necessário assim como surpreender-se com os beijos das carpas nas mãos, com o lago superior, sem que haja necessidade de abaixar-se ao nível do lago.


Serviço:
Quando: Festival dos Hemerocallis - até 21/11
terça a sexta - 7h30 às 17h
sábado, domingo e feriado - 9h às 17h.

Local: Agrícola da Ilha - Rua Tenente Antônio João, 4257, bairro Bom Retiro
Contato: (47) 3473-0628

Ingressos: R$ 28,00 (inteira) R$ 14,00 (meia – 6 a 18 anos, acima de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha), até 5 anos não paga.

Esse é um release enviado pela Carolina Winter - assessora de imprensa.
Para maiores informações, esse é o contato dela: 47 99971-3086.


E você, já conhece esse parque? Já foi em algum dos eventos?

Se for, comenta aqui as suas impressões! 
Bjinhos bjinhos
Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.