Aspirador robô Ropo Glass 3: da compra ao dia a dia

Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Aqui, ritmo de metade de férias... um pouco cuido da casa, brinco com o aspirador robô ropo (aliás, nosso assunto de hoje!), jogo vídeo game, escrevo no blog, trabalho com as assessorias tecnológicas... deprimo pela angústia de lembrar que logo volto à rotina de sala de aula (que ainda nem sei como será esse ano, já que por aqui continuamos com o mapa de transmissibilidade bem alto mas ao mesmo tempo, as praias e bares estavam bem lotados até esse final de semana - que é quando o povo começa a voltar ao trabalho e deduzir os movimentos nas praias...) E vocês, como está sendo a realidade em relação à COVID-19 nesse momento: Ainda muita tensão ou já está tudo normalizado? Estão trabalhando ou em férias também?

ropo glass 3 aspirador robo vale a pena comprar


A compra do tão desejado aspirador robô aconteceu!

Como vocês têm acompanhado nas últimas semanas, compramos o tão esperado e desejado robô aspirador. Fizemos a compra durante a Black Friday, apesar de que não deu grande diferença em relação ao mês anterior - mas como vínhamos acompanhando o valor de mercado dele nos últimos meses antes da compra, percebemos que era um bom momento para investir no tão desejado aspirador robô. 

Como escolher o aspirador robô

O que levar em conta antes de comprar um aspirador? Essa pergunta é clássica, e, a resposta, ainda mais: o mesmo que você leva em conta antes de comprar qualquer outro aspirador. Ou seja quanto de potência eu espero que ele tenha? O que espero que ele faça? Quanto estou disposto a gastar?

Quando começamos a pesquisar sobre aspirador robô, definimos que queríamos um aspirador robô que:

  • tivesse controle via aplicativo e controle remoto;
  • tivesse boa conectividade;
  • tivesse aspiração forte;
  • passasse pano;
  • não custasse um rim;
  • conseguisse passar por cima dos tapetes (e limpá-los!);
  • soubesse se cuidar (sensores de escada/degrau e localização para não se bater muito);
  • voltasse para a base de recarrega sozinho quando fosse necessário recarregar e ao terminar o serviço;
  • desse para escolher o cômodo a ser limpado via aplicativo;
  • se limpasse sozinho;
  • quando parasse o serviço para se carregar, depois retomasse sozinho;
  • tivesse barreiras virtuais para limitar onde pode ou não limpar;
  • limpasse embaixo da cama e cantos;

É óbvio que eu não tirei esse monte de exigência da minha cabeça. Enquanto pesquisava sobre os modelos disponíveis no mercado, fui descobrindo essas qualidades e anotando em uma planilha qual marca/aspirador tinha cada característica, além de salvar diversos links de resenhas sobre os selecionados. 

No final das contas, estava entre o aspirador robô da Aspirador Xiaomi Mi Robot Vacuum Cleaner e os mais completos e desejados Roomba Óbvio que o aspirador que eu mais queria era o Roomba i7 +, mas meu juízo e a minha condição financeira não me permitiram (se clicar aqui entenderá melhor rsrs). Na metade de 2020, conversando com um casal de amigos sobre os robôs aspiradores, eles disseram que tinham encontrado no ropo a maior parte dos quesitos que eu estava elencando como prioridade e que o valor dele era bem menor do que o Roomba, sem perder em qualidade. 

Lá fomos nós pesquisar e descobrir que o Ropo Glass 3:

  • Lâmpada UV; (por essa eu nem esperava!)
  • mapeamento com giroscópio;
  • controle remoto físico e por APP de celular;
  • base de recarga automática;
  • reservatório de água eletrônico (360ml);
  • fita magnética para saber onde não deve passar;
  • 2 escovas laterais (limpa cantos);
  • uma vassoura central (varre o chão);

E ainda...


caracteristicas do ropo glass 3 o que ele faz

4 funcoes principais do ropo glass 3 varre aspira passa pano com produto de limpeza


É obvio que ao pesquisar e comparar o Roomba, Xiaomi e Ropo, esse último acabou ganhando. Ele tinha o melhor de todos os mundos - exceto a perfeição de mapeamento para escolha de ambiente específico, retomar a limpeza após a recarga e a autolimpeza, que apenas o Roomba i7+ faz, mas que estava bem acima do nosso orçamento. Então, ao comparar com os que caberiam no orçamento, o Ropo ficou como o aspirador mais completo, inclusive com coisas que eu nem esperava ter, como por exemplo: 

  • a escolha da intensidade das turbinas;
  • o quão molhado quero que o pano seja passado;
  • a luz UV

Mas afinal, quanto pagamos no ropo glass 3 durante a black friday de 2020?

Antes da Black Friday, o Ropo estava na faixa de 3mil chegando até a 2899 (o mesmo que está em algumas lojas hoje ainda); compramos na Casas Bahia e pagamos 2699, com a loja AGF Imports. A diferença não chegou aos milagrosos 50%, mas decidimos que era a hora. Confirmei ainda hoje, que a casas Bahia continua com o mesmo valor (11/01/2020) enquanto que outras lojas continuam com o valor de 2899. Então, sim! Vale a pena pesquisar as opções de lojas que vendem/intermediam a compra antes de fechar o negócio. 


As dúvidas que mais recebi no instagram sobre o Ropo Glass3 foram: 


O ropo mapeia onde já passou para não repetir? 

Sim, tem mapeamento. Consegue identificar onde já passou e manda essa informação para o app. Dá para acompanhar em tempo real onde ele está e o que está fazendo. Depois de limpar tudo, ele dá a volta nos cantos do ambiente, para confirmar que finalizou e aí se retira para a finalização da tarefa ou vai para o próximo ambiente.

O ropo limpa os cantos?

Sim, inclusive tem uma função "limpeza de cantos" que faz com que ele limpe apenas os cantos, se assim desejarmos. Mas no modo automático, ele faz isso por conta.

Tem que remover os tapetes do caminho do ropo?

Em geral, não. A não ser que o tapete seja muito leve e tenha "franjas" que possam enroscar nas vassourinhas dele. Aconteceu isso aqui em casa e ele chorou pedindo ajuda. Fui lá, dei uma pausa, tirei o tapete e coloquei de volta ao trabalho - ele achou que pegaria um atestado rsrs #iludido

O ropo aspira toda a sujeira, inclusive maiores, tipo migalhas, ou só poeira?

Aspira tudo. Não pode ver nada na frente que engole. Migalhas, cabelos, pedacinho de papel. A única regra é: ele precisa estar com as turbinas e espaços de limpeza limpos para dar conta de limpar bem. Para aspirar, tem 3 níveis, então, conforme a sujeira você escolhe o nível via app ou controle remoto. 

limpeza do pó e filtros do ropo glass 3


O ropo faz barulho?

Confesso que também tinha esse medo. Eu acho ele bem silencioso (muito mais do que todos os outros aspiradores que temos). Dá para assistir televisão e ele limpar no mesmo ambiente, inclusive quando ele está no modo de turbina mais forte (tem  níveis de limpeza. No mais fraco, dá para passar enquanto dormimos rs). 

Dá o play que gravei um vídeo com ele trabalhando um pouco. Não fiz a comparação dos ruídos, apenas gravei ele em dois momentos diferentes (limpando e passando pano).




E escadas? O ropo se joga, ou desvia?

Diz a lenda que ele desviará. Confesso que ainda não tentei. Moro em apartamento e não tem nenhum desnível (e não fui na escadaria do prédio testá-lo!). Mas ele tem sensor para não se jogar. A regra da marca quanto a isso é: mantenha os sensores limpos. 

Como é a limpeza com o MOP. Ele passa pano mesmo? 

Sim, o ropo realmente passa pano. Gostei de usar o modo mais molhado, que é o mesmo que um pano bem molhado pela casa. Uma coisa que percebi durante a limpeza da casa com o ropo modo MOP, é que se a casa não foi aspirada anteriormente ou o pano não está bem limpo, a limpeza fica a desejar. Se a sujeira que tem chão é leve, ele dá conta de varrer e sugar com o MOP, mas se é uma poeira mais grossa, de dois dias por exemplo, ou muitos cabelos pelo quarto, já não dá muito certo e ele acaba deixando rastros.  Então,  a regra é: aspirar e depois passar pano. Tenho passado o aspirador em um dia ou período na casa toda e depois o MOP na casa toda. Assim, economiza meu tempo.  


robo ropo glass 3 passando pano mop compartimento de agua e limpeza


O ropo realmente entra embaixo da cama e desvia das coisas com a fita magnética?

Sim, ele realmente entra embaixo da cama e limpa tudo. Aliás, se tiver a altura que ele consiga entrar não estiver bloqueado, ele entra par limpar. Confesso que o dia que ele se enroscou na franja do tapete, foi porque esqueci a porta do banheiro aberta. Ainda bem que o box fica sempre fechado hehe


Já a fita magnética, ela é realmente pequena (1m). Se você pretende isolar uma grande área para o robô não chegar, já se prepare para comprar mais. Por aqui, ainda quero usar outras tiras de íman - além da original - para ver se também dão certo.

Manutenção, cuidados e limpezas do ropo


Peças de reposição do ropo: onde e como comprar

Sabe aquele detalhe básico que a gente acaba esquecendo na empolgação? Pois é, marido lembrou. O ropo tem peça de reposição à venda a partir do app e do site, via suporte do produto. Se ficou curioso e quer saber quanto custam as reposições dele, dá pra conferir aqui  no site da twomag.com.br/ropo

Limpeza periódica do ropo: quando e como fazer?

A limpeza deve ser feita semanal - segundo o manual. Essa parte é chatinha mas não é tão ruim assim. Por aqui, tenho levado isso à risca. Sempre fico de olho o quanto de poeira tem no compartimento, para não deixar acumular também. 

Vem acessórios de limpeza com o ropo, o que facilita bastante. Além disso, separei um pano de microfibra, uma escova de dentes e um pincel de pintura para auxiliar nesse processo. 

limpeza do ropo robo aspirador glass 3 como limpar

Outro ponto bom é que as rodinhas são preparadas para não enroscar tanto os cabelos (confesso que ao comparar com outro aspirador com rodinhas pequenas e médias que temos aqui, o ropo realmente enrosca muito menos). 

Já o compartimento MOP, deve ser lavado e deixado secar a cada uso, segundo o manual. Também tenho seguido essa informação. Tenho utilizado um pouco de produto de limpeza e percebi eficiência e economia. Só fico pensando que quando limpo a casa uso mais de 3 litros de água. Enquanto que o ropo, não usa nem meio litro. Só observando essa humilhação que ele me faz passar!

Acho que é isso. Por aqui, a relação com o ropo tem sido muito boa... 

Confesso que ainda passo um bom tempo observando ele trabalhar, tipo mãe babona, sabe? rs Ah, já esquecendo de falar sobre a conectividade do ropo: como não temos Alexa, nem Google Home, não sei o quão boa é a conectividade dele com esses aparelhos. O que percebi é que às vezes o aplicativo indica que a minha rede de wifi está baixa e perco a conexão com o robô. Mas aí, pode ser um problema da rede daqui de casa mesmo...

E mais... para quem não gosta de riscos é apegado aos detalhes: já se desprenda. O meu, por ficar preso entre cadeiras, ou ainda, embaixo de um brinquedo, acabou se riscando. Nada muito visível, mas quando fui limpá-lo, percebi e fiquei bem chateada. Aí lembrei que ele é um aspirador de pó. Amenizou a chateação rs. 

E não, segundo o manual não pode colocar coisas em cima dele, tipo objetos para brincar ou ainda, seu pet! 

Assim que tiver mais experiências com ele, volto a compartilhar. E você, já tem em mente um aspirador robô dos seus sonhos?

Bjinhos, bjinhos, 

Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.