Como fazer bolo de banana caseiro

Olá, gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim... aqui, continuamos em isolamento social (quarentena) e, a princípio, as aulas presenciais deverão voltar em setembro. Até lá, continuo dando aulas e cursos on-line. Confesso que até respirei mais tranquila, quando li que não voltaríamos agora. Quem trabalha com aluno, certamente me entente (sabe bem como são os hábitos de higiene e cuidados dos adolescentes rsrs)... 

Agora, se tem uma coisa que coloquei para jogo nessa quarentena, foi experimentar receitas na cozinha ahahhaha não tô sozinha nessa, né? Aqui saiu de tudo um pouco, mas a receita mais repetida foi essa, do bolo de banana simples, caseiro, fofinho e que rende bons e saborosos 20 pedaços. É uma daquelas receitas para fazer em família! Eis que gostamos tanto, que ficou decidido que tinha que vir para cá - apesar de não ter nada demais, é só uma receita caseira, daquelas típicas da casa da vó, mãe, tia, madrinha...

bolo de banana caseiro

Vamos à tão desejado passo a passo de como fazer bolo de banana caseiro

Para fazer o bolo de banana caseiro você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 3 a 4 bananas amassadas (quanto mais maduras, melhor!) - aqui tenho usado bananas grandes (em geral usamos banana caturra/nanica
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga (temperatura ambiente)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (de chá) de leite (temperatura ambiente)
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico (o famoso Royal - uma tampinha dele!)

Como preparar o bolo de banana

Para o preparo, você pode fazer manual ou na batedeira. Eu escolho usar a batedeira pela praticidade. coloque na batedeira os três ovos. (Eu gosto de abrir um a um, em um pote à parte e só depois colocar na receita, para não correr risco de perder tudo por conta de um ovo estragado!). Bata por um minuto, ou menos. A ideia aqui é dar uma breve misturada na gema com a clara. Feito isso, acrescente o açúcar e a margarina. Agora bata até misturar bem. 

Chegou a hora das bananas. Antes de colocá-las aqui, amasse-as bem, como se fosse fazer uma papinha. Marido deu a ideia de colocar um pouco de canela, que dá um sabor a mais no bolo e foi aprovado! Desde então, só fazemos assim. Após adicionar as bananas já amassadas ao restante da massa, misture tudo até ficar homogêneo.

Em seguida, acrescente a farinha. Se estiver fazendo na batedeira, dê uma misturada com uma espátula ou colher, para não voar farinha por tudo ;) Bata por alguns minutos, até perceber que ficou bem misturado e acrescente o leite e o sal. Novamente, antes de ligar a batedeira, dê uma breve misturada para garantir que o leite não respingará. 

Quando estiver tudo bem homogêneo, acrescente o fermento, e misture, delicadamente. Eu dou uma misturada com a espátula e depois dou um "pulsar" na batedeira. 

Prontinho! Agora é só colocar a massa em uma forma untada grande (gosto de passar óleo e polvilhar farinha na forma. Fica mais fácil na hora de desenformar) e levar ao forno pré-aquecido 200º por cerca de 40 minutos. 


bolo de banana

Aqui, fico de olho e quando está dourado, eu tiro. Gostamos do bolo mais douradinho, como pode ser observado nas fotos! 

E você, como prefere os bolos? Mais ou menos dourado? Outra versão que amo desse bolo, é colocar as bananas em rodelas no fundo da forma. Há anos não faço, mas já mostrei aqui no blog, é o famoso bolo invertido, se perdeu essa receita, confira aqui Bolo de banana invertido ou bolo com banana caramelizada. E se fizer algum deles ou tiver alguma outra dica, deixe nos comentários!

Bjinhos, Bjinhos
Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.