Petisco crocante de batata doce na airfryer fritadeira sem óleo

Olá, gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim... por aqui, continuamos em quarentena e home office. Confesso que tenho saudades das pessoas mas que já estou ficando mal acostumada. Acordo meia hora depois do que o normal e "chego" em casa meia hora antes, o que é ótimo, pois dá sempre para fazer um almoço caseiro.

E falando em almoço caseiro e praticidade, foi por conta da minha experiência dos últimos meses que lembrei que ainda não tinha compartilhado essa receita de petisco crocante de batata doce feita na fritadeira sem óleo, famosa airfryer, por aqui.

petisco crocante de batata doce


Nos últimos meses temos feito muito esse petisco de batata doce por aqui. É ótimo quando queremos servir alguma coisa entre uma refeição e outra e estamos na correria, ou ainda, queremos um petisco mesmo, para acompanhar uma cervejinha. Sem falar que dá para servir como parte de uma refeição (fizemos isso várias vezes!).

Então vamos à receita da vez:

 Petisco crocante de batata doce feito na fritadeira sem óleo, famosa airfryer!

  • 1 batata doce picadinha em pedaços pequenos (quanto mais pequeno, mais crocante ficará por fora e mais macio por dentro!). Aqui uso uma batata doce que encha o fundo da airfryer sem fazer camadas, para ter a certeza de que tudo pegará o calor como quero. Fica aproximadamente uma camada de "dois dedos" de batata picadinha.
  • temperos a gosto (tenho colocado páprica defumada e ervas para aves)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (popularmente conhecido como Maizena)
  • azeite
 Pico a batata entre o tamanho de um ovo de codorna e uma azeitona hahaha. Coloco em um saquinho. Coloco todos os temperos e o azeite. Por fim, acrescento a colher de amido de milho/Maizena, que é o que deixará a casquinha ficar crocante.  Misturo bem. E viro as batatas na fritadeira sem óleo. 

Observe que as imagens são de dias diferentes. Então, tem diversos tamanhos de batata doce. Até agora, o tamanho preferido são os menores, tal como aparece no vídeo e na imagem de abertura dessa publicação. 

Deixo aí por 15 minutos a 195ºC. Se estou com mais tempo, coloco 10 minutos. Olho como ficaram e depois coloco mais duas vezes de 3 minutos. É sempre bom dar uma "agitada" durante o processo, percebi que elas ficam mais uniformes quando faço isso. 

E prontinho! Petisco feito. Lembrando que quanto mais tempo elas ficarem, mais sequinhas ficarão. Um detalhe sobre a Maizena/amido de milho X a quantidade de batata: com o tempo você vai pegando o jeito para não deixar demais e vai descobrindo como você prefere, com mais ou menos Maizena.

Para quem preferir, fiz um "vídeo rápido" de todo o processo!


E vocês, já fizeram a batata doce assim? Em pequenos pedacinhos como se fossem petiscos crocantes de boteco? Conta aí como você faz! Eu sempre fazia sem a maizena e no forno. Mas depois que comecei a fazer assim, o outro tipo nunca mais foio bem aceito ahahha

 

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.