Como fazer Brigaçoca: o famoso brigadeiro de paçoca

Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim... Aqui, finalmente esfriou. Agora sim dá para pensar em comidas com cara de inverno e com uma pegada "junina". Continuo em quarentena, então, ter gostosuras em casa é MUITO "necessário" hahahaha e o brigaçoca, famosos brigadeiro de paçoca proporciona exatamente isso: doce e pegada junina.

Como fazer Brigaçoca: o famoso brigadeiro de paçoca


Conheci esse doce durante uma aula de espanhol no ano passado (2019) - cada aluno tinha que fazer um vídeo da receita e levar a sua comida preferida para degustamos enquanto assistíamos aos vídeos. Eis que a Anna Julia, uma das minhas alunas, levou  esse doce. Foi um delírio para a turma inteira. Aliás, confesso que na turma dela tivemos MUITAS receitas boas. Quem sabe aos poucos eu vou reproduzindo cada uma delas! 

Como estamos no mês de junho e em ritmo de festas juninas, resolvi colocar em prática a receita do brigadeiro de paçoca 

a propósito, sobre o o nome dessa gostosura: hoje descobri que uma amiga lá de Vitória chama de "brigaçoca"... é assim que chamam esse doce na tua terra também? Contem-me, quero saber!!!

Agora chega de papo e vamos à receita do delicioso: 

Brigaçoca: o famoso brigadeiro de paçoca

Ingredientes:
1 caixa/lata de leite condensado
1 colher de manteiga
1/2 caixa de creme de leite (opcional)*
3 paçocas para o doce
3 paçocas para passar os docinhos depois de enrolados

Como fazer:
Coloca no fogo o leite condensado, a manteiga e o creme de leite*. Mexa até começar a desgrudar da panela, como se fosse o brigadeiro normal. Acrescenta as 3 paçocas esfareladas. Misture bem, até dar o ponto de brigadeiro (ou seja, quando passa a colher, dá para ver o fundo e o doce não volta logo para o lugar de onde foi tirado). No total, da uns 15 a 20 min se usar o creme de leite e uns 10 minutos a menos se não usá-lo.

Como fazer Brigaçoca: o famoso brigadeiro de paçoca

Coloque em um refratário e espere esfriar para enrolar. Lembre-se de tampar o refratário com uma tampa que vede bem ou plástico filme. Depois que enrolar, passe na paçoca esfarelada. 

Ah, da para fazer sem o creme de leite também. A diferença é que ele vai "cristalizar", fazer uma casquinha, que com o creme de leite não faz. A minha receita, fiz sem creme de leite.
 Prontinho! Aqui renderam 30 docinhos. Com o creme de leite, rende uma média de 10 docinhos a mais e ele fica mais "cremoso". 

E aí, gostaram? Que outras versões de brigadeiro você faz? Aqui no blog, já ensinei a fazer brigadeiro gourmet e as famosas trufas do bem, que são docinhos funcionais, você se lembra? 

Se fizer, me conta. E não esquece de me dizer como esse docinho é chamado na sua cidade!

Bjinhos, bjinhos, Ana Laura


0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.