Fazer as unhas em casa durante a quarentena - um guia prático

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim! Firme e forte na quarentena... por aqui, seguimos em home office. E, ao mesmo tempo, aproveitando para colocar a vida em dia. Hoje, enquanto fazia as minhas unhas, me lembrava da quantidade de pessoas que devem estar começando a ter esse habito agora, não por gostar, mas sim por não ter a opção de ir ao salão. Aqui em Joinville, os salões de beleza estão abertos, mas não gosto da ideia de frequentar lugares públicos sem necessidade. Então, assim como já fazia antes, estou fazendo as unhas em casa durante a quarentena

Fazer as unhas em casa durante a quarentena - um guia prático


Lembro que quando comecei com a saga de fazer as unhas sozinha, o que eu mais queria era um "guia"do tipo: compre isso e tenha paciência que uma hora vai dar certo. E lógico, dicas reais de como fazer as unhas em casa e não morrer de raia. 

Então, hoje enquanto fazia as minhas unhas e lembrava que tenho diversas dicas no blog sobre esse assunto, mas não tenho nenhuma publicação completinha e atualizada, como um guia prático de como fazer as unhas em casa durante a quarentena (e por que não, depois também, né?!). 

Eis o que deixo nessa publicação hoje para nós: guia rápido de como fazer as unhas em casa durante a quarentena

Materiais: 
  • Alicate para cutícula inox afiado - o meu é da Mundial, comprei no mercado mesmo, paguei perto dos 40 reais. Mas tem como afiar caso um hora perca o fio. Vale a pena!
  • Empurrador e Raspador de Cutícula Aço Inox - pode ser de plástico ou madeira também, mas prefiro esse de inox. Depois que pega o jeito com ele e aprende a não fazer muita pressão sobre a unha é bem melhor. Sem falar que é mais higiênico e durável. 
  • lixa para polir as unhas
  • lixa para unhas, simples (aquelas de papel já são bem suficientes)
  • palito de laranjeira - precisa ser firme ter uma ponta mais fina, para fazer um bom acabamento;
  • algodão - como em rolo, os que já vem em bolinhas são horríveis para remover esmalte.
  • removedor de esmalte - SEM ACETONA. O meu preferido é da Risqué, mas nem sempre encontro, então, escolho qualquer um outro.  
  • amolecedor de cutículas (compro o mais barato rs)
  • escovinha para unhas ou escova de dentes
  • esfoliante para mãos e hidratante intenso  (uso o kit "mãos de seda" da Mary Kay)
  • hidratante de cutículas (uso a caneta da Prime Cuticle e/ou "Sérum reparador da Risqué)
  • fita líquida ou máscara de pepino, aquela do Avon (para proteger a pele enquanto esmalta)
  • base para unhas - Colorama Nutribase ou as bases da Blant - atualmente estou usando a Blant nail care 4x1 (prefiro essa porque o cheiro característico de esmalte é mais ameno).
  • esmaltes de qualidade - sério, isso faz MUITA diferença. Logo baixo listarei os meus queridinhos
  • intensificador de brilho efeito espelhado - o meu preferido é da Vefic, que faz um "espelho d'água" na unha e dobra o tempo de duração do esmalte.
  • gotas secantes (gosto das gotinhas secantes da Vult e da quem disse, berenice?) ou o secante da "Mohda", que também SECA de verdade. Não se confunda: óleo secante NÃO SECA!
  • toalha de mãos
  • potinho com água morna
  • papel toalha (para limpar o palito sujo de esmalte).
ufa, esse é o kit perfeito! É lógico que tem algumas coisas que você vai usar se sentir que te ajuda, como por exemplo, a fita líquida! tem uma imagem prontinha para você salvar e levar consigo na hora das compras do seu kit de manicure em casa!
 

 
Agora vamos à prática: remover as cutículas, limpar esmaltar as unhas!

 Para pintar as unhas, elas precisam  estar limpas e hidratadas. Sim, um dos maiores erros de iniciante é querermos tirar a cutícula rapidão e já ir passando o esmalte, sem deixar a pela bem hidratada...

Então vamos lá. Eu sigo o famoso PI da Dani Honorato (tem vídeo dela ensinando aqui, ó!). 



Os passos  da higienização e cutilagem são: 
  • lixar as unhas no formato que mais gosta;
  • passar o amolecedor de cutícula nas unhas de uma mão, colocar algodão sobre cada uma das unhas  e umedecê-los com água morna. Deixa agir por 2 minutos e aí começa o processo de limpeza dessa mão. Depois que finalizar dessa, passa para outra;
  • tira o algodão da unha e, com a espátula de empurrar a cutícula, vai empurrando devagar e já limpando os cantinhos (empurra de leve!);
  • depois de tudo empurrado, pega a escovinha de unhas/escova de dentes e passa sobre as unhas, para remover as peles que estão soltas (é nessa etapa que gosto de aplicar o esfoliante na mão e cotovelo e dar uma boa esfoliada);
  • agora sim, tira com o alicate apenas o que ficou levantado, sobrando, sem afundar muito. E nunquinha puxe, rasgando a pele!
  • Feito esse processo de higienização, chegou a hora de hidratar. Gosto de passar a pasta de hidratação do kit mãos de seda da Mary Kay ou o creme de castanha da Natura. Em toda a mão e também cotovelo. Nas unhas, na raiz da cutícula, aplica a caneta "Prime Cuticle" ou o "Sérum Reparador, da Risqué"
  • Agora, só repetir o processo na outra mão! 
Depois que as duas mãos estão prontas e bem hidratadas, chegou a hora de fazer a esmaltação!

Os passos da boa esmaltação são:
  • limpe as unhas. Isso mesmo. Pegue um algodão com o removedor de esmalte e passe sobre as unhas. Se deixar oleosidade, o esmalte durará muito menos. 
  • unhas limpas, passe a fita líquida/máscara facial de pepino em volta da unha (essa etapa é opcional, mas é ótimo para quem não tem coordenação nem paciência para limpar as unhas). Aqui no blog tem uma publicação completa de como fazer isso: como remover o esmalte com mascara de pepino
  • depois de seca, pode começar a aplicar a base. Não pegue muita base - passe uma camada fina. Nessa etapa, não passe o palito envolta da unha. 
Escolha o esmalte que quer usar ANTES de começar a esmaltação. Confira se a tampa está abrindo fácil e deixe tudo à mão. Coloque a toalha forrando o lugar onde você irá trabalhar. Procure por um lugar que não pegue vento e que tenha uma boa iluminação. Coloque o papel toalha sobre a toalha - ele servirá para limpar o palito com o excesso de esmalte.
  • agora passe uma camada de esmalte, fina, em cada uma das unhas. Sempre da raiz da unha até as pontas. Ao terminar, volte na primeira unha, agora com o palito em mãos, passe a segunda camada. Assim que passar, já limpe os excessos, com a mão bem leve, fazendo o contorno da unha. Use o palito limpo, mas sem removedor de esmalte. 
  • se você estiver usando a fita ou a máscara de pepino em volta da unha, pode passar para a próxima etapa. Se preferiu fazer sem a fita, agora é o momento em que, depois de esmaltar todas as unhas, vai passar uma camada fina de algodão no palito, umedecer no removedor, e tirar os excessos de esmaltes da pele - em volta da unha. Quando não passo a fita, gosto de tirar girando o palito, bem de leve. Aí não marca o esmalte e o acabamento na base da unha fica mais bonito. Uma dica é trocar o algodão a cada unha, pois aí  não leva "resto de esmalte" de uma unha para outra :) 

A ideia é fazer uma camada FINA de todos os esmaltes que for aplicar. Assim seca mais rápido e aumenta a durabilidade

  • Se desejar um efeito espelhado e mais durabilidade do esmalte, aplique o "intensificador de brilho espelho d'água". Tem várias marcas desse produto, mas o meu preferido da vida é o Vefic. Quando não encontro esse, compro da impala. O único que não gosto é o da Risqué, que parece que ele "encolhe" a maioria dos esmaltes.  Aplique uma camada única, sem ficar com muitas idas e vindas. É importante que ele esteja "fresco", pois conforme vai ficando velho, fica "pegajoso" e pode estragar todo o trabalho anterior.
  • Depois de finalizadas, chegou a hora de colocar as gotinhas secantes. Eu coloco duas gotinhas nas unhas maiores e uma nas menores. 
  • Se usei a fita em volta da unha, após alguns minutos da aplicação das gotinhas secante, removo a fita/máscara de pepino e limpo um restinho ou outro que ficou de esmalte com a ajuda de um palito umedecido no removedor de esmalte. 
Pronto! Unhas feitas :) No início pode parecer extremamente trabalhoso e desastrado. Mas depois que pega jeito, é um momento de autocuidado só seu. 

Uma dica é escolher esmaltes com ótima pigmentação, em especial se você nunca fez a unha sozinha. Particularmente, gosto MUITO dos esmaltes da Revlon e os da Studio 35. Ambos tem excelente pigmentação e não tem cheiro forte de esmalte (sim, odeio o cheiro do esmalte, como os que a Colorama e outras marcas têm. Eu sei que é característico, então, não uso rs).

As minhas marcas preferidas, por ordem de amor, são:

Esmaltes importados que valem a pena investir
Esmaltes nacionais que uso quando não quero passar raiva
Esmaltes nacionais que só uso quando estou com paciência:
 
Outra coisa que sempre fico de olho é o tipo de pincel. Gosto dos mais grossos, mas tem gente que prefere os bem fininhos. Aos poucos você descobrirá qual é o seu preferido.

A propósito, aqui no blog tem resenhas de vários esmaltes e MUITAS #unhadasemana. Só Clicar nessas marcações que eu deixei ou, ainda, pesquisar na caixa de pesquisa que você não tem como não se inspirar! Já separei algumas resenhas que podem ajudar você a comprar ou não um dos produtos que falei na minha lista! Não se preocupe, abrirão todas em uma NOVA ABA e você não perderá esse post!

Se você quiser saber mais sobre:
Agora, quero saber: e aí, você já se arrisca e faz as unhas em casa ou é do time que está sofrendo porque ainda não dá para ir ao salão? (ouuuu está indo ao salão, porque na sua cidade está liberado?)...

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

1 comentários

  1. Oiê nossa você arrasa ótimas dicas . Beijos

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.