Como montar a salada no pote em casa

Olá, Gurias! Tudo bem com vocês? Comigo (agora) sim! 

Já era para ter vindo registrar essa salada no pote ou salada no vidro, como preferirem, para vocês. Mostrei nos stories do instagram mas gosto de deixar o passo a passo aqui. No entanto, recentemente tive uma conjuntivite crônica e acabei ficando ausente desse universo online. Hoje que finalmente estou conseguindo parar para colocar a vida em dia e retornar às leituras e produções escritas.



Então, vamos ao passo a passo de como montar a salada no pote em casa. Sério, é fácil (apesar de ser um pouco trabalhoso) e vale MUITO a pena - em especial se no seu dia a dia você não tem muito tempo. 

O primeiro passo é selecionar as saladas que você gosta de comer junto. Aqui em casa, temos o hábito de comprar as saladas que estão bonitas e com preço bom ahahah. Gosto de misturar várias cores e texturas.

Dessa vez optamos por:
  • Alface americana
  • Alface crespa
  • Agrião
  • Acelga/couve chinesa (cada lugar chama de um jeito, né?)
  • Cenoura
  • Beterraba
O segundo passo é higienização de tudo. Aprendi que ao comprar a salada, devemos deixá-la por 2 horas na geladeira antes de higienizar. Em especial as folhas, pois do contrário, ao invés de deixá-la limpa, proporcionaremos um caminho mais fácil para as impurezas entrarem no alimento. 

Então, a regra para higienizar as saladas, frutas e legumes é: deixa-los por duas horas na geladeira; em seguida, tirá-los e lavá-los um por um para só então colocar de molho na água com água sanitária por 10 minutos (a cada 1 litro de água potável, acrescenta-se de 1 a 2 colheres de sopa de água sanitária). Em seguida, é só enxaguá-los em água corrente. 



O terceiro passo é SECAR tudo o que será colocado no pote ou no vidro - em especial as folhas. Sim, se esse á o aspecto principal para que a sua salada dure muito. Do contrário, ela poderá apodrecer de um dia para o outro. 
Atenção redobrada com o agrião!O mais chato para secar é o agrião. E é também a salada que estraga com mais facilidade. Então, precisa ter mais cuidado. Outro aspecto importante é que não pode ter folhas amarelas no agrião, do contrário, elas aceleram o processo de apodrecimento de outras folhas e das outras saladas. 
O quarto e último passo para fazer a salada no pote, é montar a salada propriamente dita! Depois de tudo seco, ralei a cenoura e a beterraba. separei o brócolis em pequenas porções e também selecionei as folhas que gostaria de ter em cada vidro. A ordem no vidro é: da salada mais pesada para a mais leve. Ou seja, coloquei a beterraba, cenoura e depois as folhas.


Optei por colocar bastante folhas pois são as que mais gosto! Mas isso, é uma questão de GOSTO! Faça as misturas que desejar. Eu já vi inclusive com brócolis, couve flor, couve folha cortada fininha, e por aí vai. 



Para acondicionar, escolhi usar vidros com tampa - aqueles vidros de conserva, tradicional, sem frescura - mas tem gente que usa potes próprios para salada (com tampa que fecha a vácuo) ou ainda, aqueles potes bonitinhos da Imaginarium (mas já li que eles não tampam muito bem, então, a durabilidade da salada pode ficar reduzida!)


Como comemos a salada às vezes sem temperos e outras vezes com molho, escolhi deixar sem colocar molho algum. Mas dá para colocar uma misturinha de azeite e temperos antes de começar a colocar a salada. Também fica ótimo - e prático para quem levará a salada como marmita, por exemplo.

A pergunta que não queria calar quando eu montei a salada no pote era: 
quanto tempo isso vai durar, sem estragar? 

Agora, depois de uma semana e meia de experiência, eis o veredicto final: Hoje (1/10) comi o último pote de salada. Montamos no domingo passado ( 23/09). Ou seja, durou mais do que 7 dias e estava em perfeito estado.





Apenas dois vidros que deixei muito cheio, que "queimaram" um pouquinho as pontas do alface que estava tocando na tampa hehe Fora isso, foi sucesso! Ah, e percebi também que teve um vidro que o agrião estava mais murcho, pois deixei ele em contado com a umidade da beterraba, ao invés de deixá-lo em contato com a cenoura (errei a ordem no começo desse vidro!) 

É isso! E vocês, já fizeram essa experiência? Eu amei, pois foi uma maneira de sempre consumir diversos tipos de salada sem ter o trabalhão de preparar na hora do almoço ou janta. Aqui em casa está aprovado. A propósito, estou indo agora mesmo preparar mais uma leva disso! 

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

1 comentários

  1. Muito interessante! Já tinha visto sobre salada no pote na TV e essa além de ser uma opção saudavel é boa pra quem quer empreender também né? Quando vi sua postagem pensei nisso na hora

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.