Vida de concurseiro: dicas de como se dar bem e ser aprovado

Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim...

Eis que a professora que vive dentro de mim não quis calar e resolveu vir dar dicas de estudos em especial para os estudantes e concurseiros de plantão ahahhaah. 




O fato de trabalhar com adolescentes me proporciona  a vivência com uma geração que está entrando no mercado de trabalho. O sonho de muitos deles é ganhar dinheiro sem ter que trabalhar - e sim, eles têm dito isso na cara dura, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Às vezes fico torcendo para estarem debochando... mas, normalmente, após mais algumas trocas de palavras, descubro que realmente estão acreditando nisso. Triste, né?! 

Respiro fundo e a minha resposta é sempre a mesma: encontre algo que ama fazer e nem  sentirá que isso é um trabalho. E, quando percebo que eles estão muito sem "norte", inseguros de que profissão/estudos seguir, acabo sugerindo um concurso público ou um intercâmbio.

Pensando nisso, resolvi registrar aqui algumas dicas que acho interessante para quem é estudante ou está no rumo dos concursos públicos.  

7 dicas de como se dar bem e ser aprovado num concurso público

1. Favorite os sites que divulgam os concursos que você tem interesse e reserve um tempo na semana para visitá-los e conferir se não tem edital de abertura. 

2. Invista em materiais específicos para a prova que você pretende fazer ou tire um tempo de sua vida selecionando provas de anos anteriores e analisando quais os conteúdos/assuntos que são mais cobrados. De nada adianta estudar sem foco

3. Utilize aplicativos ou relógios para controlar os tempos de estudo e descanso, bem como, intervalos entre as disciplinas. Uma dica valiosa é o Pomodoro. 

4. Descubra se o seu modo de aprender é visual, auditivo ou cinestésico e trace os seus cronogramas com esse estilo de estudo. 

5. Mapas mentais e anotações visuais são algumas das formas de estudar. Atualmente, se você não se sente à vontade para criar o seu próprio mapa, tem empresas especializadas em criá-los. Aliás, está cheio de coisas lindas (e práticas) por aí!

Esse por exemplo, está disponível para download no site Nova Concursos nesse link aqui
6. As aulas específicas para cada concurso também são um bom investimento. Não é à toa que o universo dos "cursinhos preparatórios" crescem tanto. Atualmente, meus cursos preferidos são os virtuais, pois assim não perco tempo com deslocamento e ainda por cima, sempre tenho a opção de rever quando bem entendo. Quando penso em estudar assim, prefiro os cursos que oferecem vídeo aula, material escrito e simulados. 

7. Organize uma agenda de estudos. Estudar para concurso é como trabalhar para receber no futuro. Logo, se você não pode dedicar muitas horas diárias, deve ser ainda mais organizado, para que o seu tempo seja bem aproveitado. Se você tem tempo de sobra e a sua dedicação é específica, organize-se para não se perder no tempo - às vezes, quando temos mais tempo, acabamos fazendo proporcionalmente menos do que quando temos menos. De nada adianta seguir todos os outros seis passos se este aqui não for bem realizado. A propósito, sobre organização, agendas e blocos de notas, já dei algumas dicas sobre o uso de ferramentas digitais e físicas aqui no blog, lembram-se?

Por aqui, há anos não presto um concurso. Mas estou pensando seriamente em fazer algo novamente hehe. Um dos concursos que já prestei quando era adolescente e que agora está para abrir novamente, é o do IBGE, pelo menos foi o que vi no site Nova Concurso (um site que além de listar os concursos abertos, tem materiais impressos, aulas em vídeo e simulados. Vale a visita!). 

Depois de formada, passei no concurso público para professora do Estado do PR mas não assumi. E , nos último anos, estou de olho no concurso para tradutor juramentado. Uma hora sai novamente, e quando sair, quero prestar!

E você, faz parte de qual grupo? Dos que estão estudando para um concurso, dos que já são concursados ou daqueles que não querem nem escutar falar nesse tipo de trabalho?

Eis os contatos do site Nova Concurso, no qual vi as chamadas para o concurso do IBGE e alguns outros!

Bjinhos, Bjinhos,
Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.