Festa de aniversário: diferenças GRITANTES entre Brasil e Canadá

Um aninho - Alice e Sofia
Oi, gente!
Tudo bem por ai? Aqui, estivemos preparando o aniversário de dois anos das gêmeas, e isso me fez escrever este post, tamanhas as diferenças das festas aqui.
Pra quem gostade festas, e de tudo que envolve fazer uma festa legal, o Canadá não é o melhor lugar. Aliás, é frustrante pensar nas festas aqui.
Vou começar contando as coisas "menos importantes" e depois conto das festas em si. Então, a primeira coisa que estranho aqui é que as pessoas não se preocupam em se arrumar.  Nós sempre nos preparamos, pensamos com carinho na roupa, pois também é uma forma de demonstrar que se preocupa com o evento, e tudo mais. Aqui não! Podes ir do jeito que quiser ( até de pijama, se der vontade). Não existe essa preocupação com a aparência aqui. Eu acho ruim, acho até uma falta de respeito com quem organizou tudo e espera ter um bom evento, mas ...
As festas aqui ( falando especificamente sobre as de crianças) são muito simples. Muito mesmo! Não tem nada daquela pompa que temos no Brasil ( e que eu amo!). Decoração? Recreacionista? Comidas e bebidas? Adultos? Festa até o último convidado ir embora? Lembrancinhas elaboradas e personalizadas? NÃO! Isso não existe aqui.
Festa no Brasil - decoração
As festas, em geral, tem duração determinada já no convite ( normalmente 2h). Na maioria das vezes são em indoor playgrounds, ou seja, as crianças brincam, depois vão para uma sala onde cantam parabéns, comem, abrem os presentes e vão embora. Esta sala pode ou não ter decoração. Mas nada chega perto das decorações que fazemos no Brasil.
festa no Brasil - detalhe da mesa
A comida, quase sempre, são legumes crus ( cenoura, salsão, brocolis), UMA fatia de pizza ou UM hot dog  e UM suco por criança. E um cupcake ou uma fatia de bolo. Sim, você leu bem: para as criancas. Adultos não são convidados. Ou, se estão junto por algum motivo ( criança pequena, com necessidades especiais, etc) não são contados na comida. OS ADULTOS NÃO COMEM NEM BEBEM NOS ANIVERSÁRIOS!
centro de mesa personalizado - mamãe que fez!
Eu acho tudo isso muito estranho, pois as festas da minha família, por mais simples que fossem, sempre tinham muita comida, risadas, e só acabava quando o último convidado resolvesse ir embora. A festa de um ano das gurias foi em uma casa de festas, com decoração personalizada, monitores, muitos brinquedos, muita comida para adultos e crianças, muita bebida. Com tempo determinado de 4horas, mas no caso de ser primeiro aninho achamos super válido ser assim, pois as bebês ficam cansadas e irritadas com tanta gente pegando. Apesar de que, "filho de peixe, peixinho é", as gurias se divertiram aos montes, brincaram e aproveitaram a festa.
Aqui, além de ter horario determinado no convite, as pessoas são pontuais, tanto pra chegar como para sair.  Pontualidade é um dos fortes do canadense.
lembrancinha personalizada - mamãe que fez!

Enfim, chegou a hora de fazer uma festinha pras gurias aqui. Conhecemos pouca gente ainda, mas não poderia deixar passar em branco. Então, como a maioria dos conhecidos é adulto, foi MUITO dificil conseguir pensar e organizar algo. Em casa nao temos espaço suficiente, e no playground não era interessante, pois para incluir os adultos ficaria super caro.
festa no Canadá - mesa simples
Acabou que fizemos no salão de festa do condominio de uma amiga brasileira ( Jordana, muito obrigado, salvou a pátria!), mesclando o estilo canadense com o brasileiro. A maioria dos convidados eram adultos, poucas crianças, pois alguns amigos com filhos estavam viajando na data, horario determinado (15h às 17h), pouca decoração. Foi muito legal, todos se divertiram, teve bate-papo, risada, crianças correndo e muita diversão com os presentes que ganharam.
Ainda vou demorar a me acostumar com este formato daqui, pois está em mim gostar de FESTA, assim, em maiúsculas mesmo, mas o ser humano é adaptativo ( e o brasileiro, então, nem se fala) e sei que vamos nos acostumar a estes costumes.
E vocês, o que pensam das festas hiper elaboradas do Brasil? E o que acharam desta simplicidade canadense? Contem pra nós!
See you!

Curtindo os presentes junto com os primos canadenses!

4 comentários

  1. Dêeee, quanta diferença!!!! Tô chocada!!! E, ao mesmo tempo, que economia, hein? E o hábito de levar presentes, é como aqui? Tô amando esses seus relatos daí :)

    ResponderExcluir
  2. Os presentes são frequentes, sim, mas nada muito caro. Já vi oosts de canadenses falando que os presentes soa em torno de $20. Dificilmente se passa disto. Não sei. As gurias ganharam coisas bem legais, mas não sei te dizer se estão dentro deste valor.

    ResponderExcluir
  3. Mi querida Denise, en primer lugar un fuerte deseo de salud y alegrias para las niñas...
    Con relación a las conmemoraciones te digo que me parece perfecto que haya un tanto de austeridad, nos parece extraño x que en Brasil hay un despliegue exagerado ($$$) en ese ramo. Lo que me choca es que los adultos que participan no coman ni beban (?!?!?!?!)

    ResponderExcluir
  4. Si, Silvia, en Brasil se ha aumentado muchisimo el tamaño y costo de las fiestas infantiles. A mi me encantan las fiestas, y por mí las haría siempre, pero no necesariamente así, tan grandes y costosas. Pero me gusta tener los amigos y la familia junto, con mucha comida y bebida, y no tener hora para terminar.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.