3 dicas para ter comidas e temperos sempre frescos

Olá, Gurias! Tudo certo com vocês? Comigo sim...


Por aqui, a semana foi uma loucura. E hoje enquanto colocava ordem no caos e preparava a casa (e a geladeira) para a próxima semana, lembrei que ainda não tinha registrado essa minha rotina de organização das comidas por aqui.

Então, bora lá, né?!

Depois da correria da semana passada, hoje tirei algumas horas do dia para organizar a geladeira e preparar algumas coisas que gosto de ter a mão!


As comidas que quando compradas em grandes porções podem estragar, eu gosto de congelar. Ainda mais aqui em casa que somos apenas dois. Uma cabeça de brócolis por exemplo, acaba estragando antes de ser consumida...

Mandioca:
Somos apaixonados por mandioca macia. E ja descobrimos que as melhores são as vendidas ainda com casca no mercado. Então, acostumamos a comprar a mandioca fresca. No mesmo dia da compra, descasco e faço porções, pico e levo ao freezer. Assim, é só tirar do freezer para a panela e em minutinhos tenho mandioca fresca!

Brócolis:
Como eu, higienizoja disse, uma cabeça acaba estragando antes de consumir. Então, no dia em que compro, higienizo, separo as "arvorezinhas" e fervo a água. Quando a água está borbulhando, mergulho o brócolis por 3 minutos (até ficar verde brilhante). Tiro e coloco em água corrente, fria. Deixo a água escorrer, coloco em saquinhos e congelo as porções! Prontinho, quando quiser comer, é só tirar do freezer, colocar em água fervente (ainda congelado) por 1 minuto, escorrer e depois passar manteiga ou azeite!  

Cebolinha: 
Antes deixava na geladeira, num copo com agua. Mas entao, minha sigra disse: pcorque você nao congela? Nem eu sabia responder, pois sempre vi minha mãe congelando!  Eis que comecei  congelar tambem! Compro um maço a cada algum tempo. Higienizo, pico e congelo. Aqui em casa dura meses! É prático e dá para tirar do freezer direto para a comida. 

Carnes: 
Algumas carnes comoramos frescas, mas as carnes para o dia a dia, compro em quantidades que dão para em média 15 dias. Organizo as porções por refeição/prato de comida em saquinhos, coloco a data e congelo.

Saladas:
Nao somos ótimos consumidores de saladas. Então, para durar mais, aprendi a cuidar delas rsrs as folhas higienizo assim que comoro. Passo na secadora de folhas e coloco no pote para saladas que tem grade no fundo (o famoso pote da tapower ❤️). 

Morango: 
Somos apaixonados por  morango. Mas já descobrimos que estragam bemmm rápido. Então, após higienizar, coloco num pote com tampa e antes de fechar, coloco papel toalha. Fecho o pote e viro de ponta cabeça. Cada vez que tiro uma porção, diminui o tamanho do pote e coloco um papel toalha novo. Isso  pode ser feito com as saladas também, caso vc não tenha o pote da tapower com grade no fundo! 


E vocês, também gostam de ter as comidas em ordem? O que costumam fazer nos dias de compras e organização da cozinha? 

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

4 comentários

  1. Ótimas dicas. Aqui também somos em dois e a salada principalmente sempre estragava, até que comecei a colocar em potes.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode, né? Fico admirada como elas duram mais fazendo isso!

      bjinhos

      Excluir
  2. Ana, faço exatamente a mesma coisa. Só que aqui no Canadá meu trabalho ta facilitado: eu compro o brocolis in natura, ja em floretes, lavado e seco. As saladas tambem vem lavadas e secas. Com o morango, e outras saladas tambem uso o pote com papel toalha e do avesso. Ainda mais depois que as gurias nasceram, ter comida saudavel e prática em casa faz toda a diferença. Até o Gui aprendeu a comer saladas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Joinville também encontramos essas praticidades. Às vezes compro assim, mas são um pouco mais caras do que as que precisamos fazer todo o cuidado. Mas já percebi que o Fabricio come bem melhor essas que vem prontas do que quando preparamos e cuidamos em casa rsrs ainda não descobri a lógica, se é pq ele lembra o quanto custou ou o que rsrs

      Excluir

Deixe o seu comentário aqui.