Faxina nas roupas:7 dicas para um closet perfeito

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim!

O ritmo de faxina e organização continua aqui em casa. E agora, chegou a hora de dar uma geral nas roupas. Mandar alguns casacos, vestidos e edredons para lavanderia, fazer a sacola de doação e listinha do que precisa ser comprado... Com essa rotina pelo menos a cada 6 meses, não tem como errar. Sem falar que acabam as "brigas com as roupas" a cada novo compromisso e aquele drama de "não tenho roupa"...


Para fazer a organização sem infartar na metade, sigo os seguintes passos:

1. Selecionar
Antes de mais nada, gosto de dar aquela olhada geral nas peças que tenho e quais usei X não usei nos últimos tempos. As que não usei no último ano, após descartar o fator clima e compromissos para usá-la, coloco para doação;

2. Reciclar X doar  
Separo TODAS as peças que requerem algum tipo de atenção (colocar botão ou fazer um ajuste) e deixo numa sacola, para fazer isso imediatamente após a finalização da organização do closet. Se quando vou arrumá-las, percebo que não vou usá-las, já vão para a sacola das doações. (Tenho que assumir que, em geral, essas peças acabam indo para a doação rsrs)

3. Limpar 
Agora é hora de limpar: em uma bacia, coloco água morna (1 litro) e bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa) e uma esguichada de vinagre de álcool. Molho o pano nessa misturinha e limpo tudinho. Essa misturinha é poderosa em remover os pontos de mofo e deixar tudo limpinho, sem cheiro de produtos de limpeza (nem da misturinha). 

4. Materiais para organizar
Closet limpo, chegou o momento de organizar. Gosto de setorizar TUDO. Faço um levantamento do que preciso para aí começar a organização de fato: 
  • cabides padronizados para camisas e camisetas (optei pelos brancos, de plástico resistente);
  • cabides específicos para calça;
  • ganchos para bermudas, 
  • cabides largo, de madeira, para jaquetas e casacos grandes, 
  • cabides para calçados; 
  • caixas organizadoras para blusões de inverno;


Faxina nas roupas:7 dicas para um closet perfeito

5. Como organizo o closet

Camisa e camisetas. 
Deixo as camisas e camisetas minhas e do meu marido juntas. Para facilitar, gosto de separar por grupos de roupas e dentro desses grupos, por cores. Então, separo as camisas de manga longa, camisas de manga curta, camisetas e polo. Coloco cada uma em seu cabide. Depois, coloco no closet seguindo a ordem das cores, dentro de cada um dos grupos. 

Calças e bermudas
Já as calças e bermudas, cada um tem "o seu lado". Separo as calças por frequência de uso e cores, agrupando num mesmo cabide as calças jeans que mais uso, por exemplo enquanto que em outro, outras que raramente são usadas. Uma coisa que NUNCA faço é misturar calças claras com escuras num mesmo cabide. Já as bermudas, usamos ganchos em acrílico, e gosto de separá-las levando em conta as cores. 

Jaquetas, blazer e casacos pesados
As jaquetas e casacos mais pesados são colocadas em cabides específicos. Optei por usar os de madeira, largos para os casacos do meu marido, e uns um pouco menos para os meus (já que ele é grande e eu sou pequena rsrs) Deixo separado em araras diferentes: uma arara os casacos dele e em outra, os meus. Assim como as demais peças, deixo tudo separado por ordem de cor. 

Vestidos e roupas de festas
Os vestidos que uso com mais frequência, ficam em cabides específicos para vestidos (ok, minha irma tinha uma loja e me deu vários deles!!! yupiii!!!). Já as roupas de festas, ficam em embalagens com proteção e a cada uns tempos, abro para dar uma olhada em que estado estão rsrs O ideal não é deixar em capas para roupas de TNT ou plástico porque não ventilam, mas ainda prefiro isso do que deixar exposto ou numa caixa. 

Blusas de lã 
Comprei umas caixas organizadoras para deixar a roupa que não é da estação lá dentro. Ou seja, durante o verão, as gavetas ficam com blusinhas leves e as caixas com as blusas de lã. Passou o verão, a ordem se inverte. As blusas de lã e segunda-pele vem para as gavetas e as blusinhas finas e roupas de praia vão para as caixas. Assim, sempre tem espaço e fica tudo organizado. 

Calçados
Os sapatos do meu marido, optei por colocar em cabides, Já os meus, guardo numa sapateira vertical. As botas de inverno, guardo em pé, com um suporte de papelão dentro. 

Faxina nas roupas:7 dicas para um closet perfeito

Cama e banho
As toalhas de banho são guardadas em "rolinhos"; os  lençóis, guardo sempre o conjunto completo. Dobro tudo e coloco dentro da fronha do conjunto. Assim, nunca passo raiva procurando uma forna ou lençol perdido. Tanto as toalhas de banho quanto os lençóis,  ficam na parte de cima do closet. Já as toalhas de rosto, ficam numa gaveta, acessível, guardada em rolinhos, sempre mudando conforme vou usando (para não ficar nenhuma toalha esquecida!). 

Faxina nas roupas:7 dicas para um closet perfeito

Se você ainda não sabe dobrar lençol com elástico, é só treinar com esse passo-a-passo!

Faxina nas roupas:7 dicas para um closet perfeito
Via
6. Como organizo as gavetas: 
Roupas íntimas e meias
Cada um tem a sua gaveta de roupas íntimas e meias. Assim não dá briga. As cuecas deixo aberta dentro da gaveta, uma em cima da outra. Já as lingeries, tenho um nicho para sutiã e outro espaço destinado às calcinhas, que gosto de deixar dobradinhas, mas nem sempre é isso que acontece rsrs As meias, só coloco o que é de cada um na gaveta e cada um que se vire. Ás vezes, quando estou muito empolgada, dobro os pares...

Roupas nas gavetas (fio, lã e regatinhas de malha)
As roupas molinhas, regatas, de fio ou de lã - que precisam ficar em gaveta - gosto de dobrar e deixar empilhadinhas de lado ou ainda, em rolinhos. Depende o volume de roupas. 

Faxina nas roupas:7 dicas para um closet perfeito
Foto reprodução internet
. Prevenção contra as Traças
Para auxiliar no processo de prevenção contra as traças, costumo usar um sachê com a mistura: alecrim, cravo e 2 bolinhas de cânfora. Coloco um desses a cada algumas partes do cabideiro e nas gavetas. O cheiro não é forte e deixa as traças longe das roupas.

Gurias, é isso! E vocês, como organizam o seu closet?
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

4 comentários

  1. Adorei as dicas Ana, mas gostei mesmo dessa adaptação no cabide para os sapatos! show!
    Bjao lindona :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, nem fale, os sapatos do marido no cabide foi a melhor ideia do mundo! Agora fica sempre em ordem e ele encontra os sapatos sem eu ter que ficar fazendo um mapa rsrsr Sem falar que usei os cabides de lavanderia que tinha por aqui, então, nem tive custos!
    Bjocas, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Essa faxina RENDEU, hein? OMG...
    Detalhe: feliz demais porque agora aprendi (eu acho) a dobrar lençol com elástico! rsrs.
    A maioria das minhas crianças do CMEI levavam lençois como estes e só me restava fazer um bem bolado com eles... Kkkk.
    Post de utilidade pública! rs.

    Beijos,
    Blog Ana Checoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha rendeu mesmo! Ah, e dobrar o lençol assim é vida! Depois que aprende, nunca mais conseguirá guardar o lençol sem dobrar certinho! rsrs
      bjocas, amiga!

      Excluir

Deixe o seu comentário aqui.