5 Motivos para você consumir iogurte natural + receita

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim... 

Essa semana a coisa está mais corrida do que em outras e em breve poderei contar o porquê disso... agora ainda é um projeto que está em andamento e precisa de mais alguns detalhes antes de vir à tona. Só digo uma coisa, é tuuuuuuudo de bom! rsrs

E falando em coisas tuuuudo de bom, na terça-feira a Deia Klier, uma amiga de época (do tempo da faculdade de Letras) questionou se eu queria/aceitaria compartilhar a receita caseira de iogurte natural que ela faz há algum tempo e que dá MUITO certo. É lógico que aceitei né? Afial, já procurei várias receitas e nenhuma me deixou empolgada a ponto de fazê-la. 


Como missão dada é missão cumprida, hoje ela enviou a receita para mim. Com direito a uma discussão rápida com 5 motivos para consumir iogurte natural (e natural de verdade, caseiro... não os iogurtes comprados!) e a receita com passo a passo e fotos... UAU, não preciso dizer que amei né? Certamente já tenho mais uma tarefa para esse final de semana. 

Então, agora chega de papo, se arruma na cadeira e vem conferir as dicas e a receita da +Andreia Klier!

Se tem um alimento que a maioria das pessoas adora, é o iogurte! Docinho, com sabor de morango, delicioso e super saudável! Certo? É... digamos que não é bem assim.
Os iogurtes que compramos no supermercado, na maioria das vezes, não são tão saudáveis quanto parecem. Devemos aprender a ler os rótulos daquilo que consumimos e, se encontrarmos palavras estranhas, que não caracterizam um alimento em si, melhor deixar de lado. O nosso saboroso iogurte de morango, ou outros sabores, além do leite, possui açúcar e/ou xarope de açúcar, estabilizantes, acidulantes, aroma artificial, conservantes, corantes... Ah, e o pior, é que existe um corante super utilizado no iogurte, principalmente nos de cores rosadas ou alaranjadas, que é extraído de um inseto! Isso mesmo! Você comeu por anos iogurte de cochonilha moída, achando que era morango! Ecassss!
Mas você deve estar se perguntando: Mentiram pra mim a vida toda dizendo que iogurte era saudável?
Não! Não mentiram. Iogurte é sim, muito saudável e pode e deve ser consumido diariamente por pessoas de todas as idades, porém, o mais indicado é o iogurte natural. É, exatamente... aquele que tem gosto ruim e azedo é o único que vai te trazer inúmeros benefícios.
Mas, meus amores, se vocês estão achando a vida ingrata, acalmem-se! Daqui a pouquinho, darei a vocês uma receita de iogurte natural caseiro e delicioso, que vai fazer com que você pare de torcer o nariz para essa maravilha, pois darei dicas de como deixá-lo com um sabor menos ácido, mais suave. E, além disso, economizar vários dinheirinhos!
Mas, para te deixar com mais vontade de fazer essa receitinha, primeiro vou lhes contar alguns dos benefícios desse alimento conhecido há mais de 3 mil anos, feito a partir da fermentação do leite por Lactobacillus.
1 – O iogurte natural pode ser consumido por pessoas intolerantes à lactose! Já começamos muito bem, não é mesmo? Muitas pessoas são intolerantes ao açúcar natural do leite, apresentando diarreias, dores e gases, após o consumo de qualquer de seus derivados. Outras, simplesmente, preferem evitar a lactose (modinhas de alimentação, mas tudo bem... cada cabeça, uma sentença). Porém, os Lactobacillus, bactérias super do bem, se alimentam justamente da lactose e a transformam em ácido láctico. Essas bactérias ajudam a regular o intestino fazendo-o funcionar corretamente, inclusive nos casos de diarreias associadas ao uso de antibióticos, ou viroses, pois reconstroem a flora intestinal.
2 – O iogurte apresenta um altíssimo teor de cálcio! Essa é uma excelente notícia, pois a ingestão diária de grandes doses de cálcio auxilia na formação dos ossos, principalmente das crianças e adolescentes, e previne não apenas a osteoporose, como também o câncer de cólon. E quer uma notícia melhor ainda? O consumo de cálcio ajuda na perda de peso! Estudos revelam que pessoas que incluem o iogurte natural desnatado em sua dieta diária, perdem peso mais rapidamente, pois o cálcio auxilia na queima da gordura, principalmente abdominal.
3 – O iogurte ajuda a aumentar nossa imunidade!
4 – O iogurte , além do alto teor de cálcio, é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A e proteínas! Falando em proteínas... Sabe aquele Whey que você paga caríssimo? Pois é, esse suplemento que está muito na moda entre os atletas, nada mais é do que o soro do leite, que é desidratado e transformado em pozinho. Mas, meus amores, ele está todinho dentro do iogurte!!!
5 – Estudos indicam que o consumo do iogurte auxilia muito no controle das crises de artrite, pois age como anti-inflamatório!
Bom... esses são SÓ 5 motivos para você incluir o iogurte natural em sua dieta, teríamos vários outros, mas eu precisaria de muitos posts para falar de todos os benefícios dessa maravilha.
Então chega de papo e vamos ao que interessa, a receitinha, mega fácil e super econômica de iogurte natural caseiro. Não sei em sua cidade quanto custam os ingredientes, mas pra mim, utilizando essa receita, cada potinho sai por menos de 1/3 do que eu paguei no supermercado! Vale muito a pena!
Você vai precisar de:
1 copinho de iogurte natural (pode ser desnatado)
4 colheres de leite em pó (pode ser desnatado)
1 litro e meio de leite (pode ser desnatado)

Obs.: A escolha de bons ingredientes faz muita diferença no resultado final. O iogurte que você vai usar para a sua receita deve ter uma consistência firme, por isso indico o da marca Vigor. Certamente deve haver outras marcas tão boas quanto, mas dentre as que eu encontrei na minha cidade, essa foi a que deu melhor resultado. Mas você pode utilizar a de sua preferência. 



Preparo:
Em uma vasilha de vidro (de capacidade mínima de 2 litros), junte o iogurte e as 4 colheres de leite em pó.


Com o auxílio de uma colher, misture bem para desfazer todos os gruminhos.

Enquanto isso, aqueça o leite. Deverá ficar bem quentinho, mas em uma temperatura que não queime seu dedo (rsrsrs), é assim que a gente testa, com o dedo bem lavadinho, é claro. Se esquentar demais, espere esfriar um pouco. Depois, basta misturar tudo direitinho na vasilha.

Agora você deverá cobrir com uma tampa de panela que sirva certinho na vasilha. Depois, coloque tudo dentro de uma bolsa térmica. O quê? Não tem bolsa térmica? Ah, fica tranquilo! Envolva tudo em uma toalha de banho bem limpinha e guarde dentro do forno ou do micro-ondas. O iogurte quer ficar em local escuro e quentinho. 

Aguarde por, no mínimo, 8 horas para que o iogurte fique pronto (no caso do desnatado, melhor esperar uma hora a mais). Depois, basta abrir e ver que consistência maravilhosa seu alimento adquiriu!Agora, já está prontinho pra ser consumido!

Uma dica: encha novamente aquele copinho com o iogurte e deixe reservado para fazer a próxima receita, assim você não precisa comprar de novo!
Coloque a tampa verdadeira de sua vasilha de vidro e guarde na geladeira.
A receitinha nesse estágio ficará igual ao iogurte comprado no mercado, com sabor mais ácido e azedo. Se você quiser que esse sabor fique mais suave e com a consistência mais cremosa ainda, tipo iogurte grego, você deverá ter um pouco de paciência. Deixe o iogurte descansando na geladeira por 24 horas ou mais. Você irá perceber que começará a soltar o soro do leite, é ele que dá o sabor forte. Com uma concha ou colher grande, retire com cuidado o máximo de soro que conseguir. Quando for se servir, pegue a camada mais superficial. No outro dia, novamente retire o soro que se forma... Perceberá que, a cada dia, ele ficará mais suave e cremoso!
Se você gosta de sabor mais doce, bata o iogurte com frutas e um pouco de mel, você vai amar!
Ainda, pode fazer bolos, molhos, substituir o creme de leite em várias receitas...
Chega de industrializados!!!
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.”
 Hipócrates

Gurias, por hoje é isso!
Espero que tenham gostado da receita e do bate-papo com a Déia. Ah, e para quem ama artesanato, sigam a Déia Klier no Facebook, volte e meia ela posta gráficos e "artes" maravilhosas!
Déia Klier - Trabalhos Manuais

Amiga, mais uma vez muito obrigada por compartilhar essa dica TOP de receita caseira de iogurte natural - fácil, rápida e econômica conosco! Amei!

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

2 comentários

  1. :) Espero que todas as amigas aqui do blog gostem da receita! Beijinhos :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Certamente gostarão da sua dica <3
      bjs

      Excluir

Deixe o seu comentário aqui.