4 receitas de comidas inspiradas na novela Os 10 mandamentos

Olá, gurias!Tudo em ordem com vocês? Comigo sim... 

Hora do almoço e vejo um e-mail com release recheado de receitas de comidas saborosas... confesso que agora sim estou com fome! rsrs


Quem me acompanha deve estar pensando, que foi que aconteceu que a Ana está postando coisa de novela? ahahah pois é, sabem bem que não assisto novelas... massss o assunto aqui não é a a novela em si, e sim as comidas da época retratada na novela. 

A ideia não foi minha, mas como o assunto central é comida, fui logo aprovando e decidi compartilhar com vocês! Obrigada, Sandra Campello (Máxima Assessoria de Imprensa ) pelas receitas!

Agora, chega de papo e bora conferir as receitas. E vamos fazer um trato: quem colocar a receita em prática primeiro, vem dar palpite aqui nesse post, ok? 

O mestre dessas receitas é o Chef Dalton Rangel, consultor de gastronomia do programa Hoje em Dia (Record) e apresentador do Homens Gourmet (Fox Life). A ideia das receitas era remeter aos tempos do Antigo Testamento. Segundo a assessoria de imprensa e o Chef, "são receitas para hebreus e egípcios nenhum botarem defeito". Que digam os entendidos (ou os que amam comer, como eu)! 

 4 receitas de comidas inspiradas na novela Os 10 mandamentos

Salada de Lentilha

Rendimento: 6 pessoas / Tempo: 30 min / Dificuldade: fácil

Ingredientes

400g de lentilhas
1 cebola roxa picadinha
Salsinha a gosto
½ pimentão vermelho em cubinhos
Azeite de oliva a gosto
Vinagre a gosto
Sal a gosto
50g de uva passa (opcional)

Modo de Preparo
Cozinhe as lentilhas até ficarem al dente, escorra e deixe esfriar. Misture a lentilha, a cebola picadinha, o pimentão em cubinhos, a salsinha picadinha e tempere com azeite, vinagre e o sal.


Pão Ázimo / Pão de frigideira
Rendimento: 6 pessoas / Tempo: 60 min / Dificuldade: fácil

Ingredientes
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de chá de água
Orégano a gosto
Farinha de trigo branca para polvilhar

Modo de Preparo
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo integral com o sal e o orégano, adicione metade da água e misture com a mão até formar uma farofa grossa;
Aos poucos adicione o óleo e misturando sempre, junte o restante da água;
Numa superfície enfarinhada, sove a massa com a mão por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica, evite juntar mais farinha na massa (A massa fica grudenta inicialmente, à medida que vai sovando, ela fica no ponto);
Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo e faça um rolinho com a massa, divida em 10 porções/pedaços;
Faça “bolinhas” com a massa e abra a com auxílio de um rolo de macarrão, até formar um disco fino - se a massa começar a grudar no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha;
Numa frigideira antiaderente, previamente aquecida, em fogo médio, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira;
Acenda outra boca do fogão, tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente.


Paleta de cordeiro assada com mel e vinho

Rendimento: 8 pessoas / Tempo: 1h30 min / Dificuldade: Médio

Ingredientes
2 kg de paleta de cordeiro
1 colher de sopa de mel
250 ml de vinho tinto seco
6 dentes de alho
2 anis estrelado
3 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Tomilho ou alecrim fresco a gosto

Modo de Preparo
Coloque a paleta de cordeiro numa assadeira. Tempere com o alho, o mel, o azeite, o vinho, a pimenta, o sal, o tomilho ou alecrim e o anis estrelado. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido à 180º até que o cordeiro esteja cozido. Para acompanhar sirva batatas assadas.


Bolo de Figo

Rendimento: 10 pessoas / Tempo: 1 hora / Dificuldade: Fácil

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
2 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1/2 xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de fermento
5 figos
Caramelo
2 xícaras de açúcar e 1/2 xícara de água

Modo de Preparo
Misture a farinha, o açúcar, o leite, os ovos, o extrato de baunilha, o óleo por último misture o fermento e reserve;
Montagem
Faça um caramelo com 2 xícaras de açúcar e 1/2 xícara de água. Despeje o caramelo numa forma previamente untada com manteiga e farinha, somente nas laterais, depois coloque os figos cortados ao meio por cima do caramelo. Coloque a massa de bolo em cima dos figos e leve ao forno preaquecido a 160º, até dourar.


Para quem (assim como eu) ficou com água na boca e com vontade de gritar "quero mais", dá uma espiadinha no site do Chef Dalton Rangel que tem MUITAS receitas deliciosas! Estou aqui com uma listinha de #desejos!
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.