Coletor menstrual: 8 dúvidas e respostas #minhaexperiencia #inciclo

Olá, gurias! Tudo em ordem com vocês? Comigo sim!

Gurias, como sabem, há alguns meses finalmente comprei meu copinho menstrual (contei sobre a compra nesse post) e resolvi esperar um tempo para depois vir contar para vocês. 


O meu primeiro ciclo deveria ter acontecido logo na semana que comprei o coletor. Mas estava TÃO ansiosa, que o ciclo mal aconteceu... pela primeira vez fiquei com muita raiva por ter tido o ciclo de um dia rsrsr (já fui ao gineco fazer meu exame de rotina e está tudo ok, nada de baby nem de enfermidades! Apenas ansiedade + anticoncepcional fazendo seu trabalho)

Já o meu segundo e terceiro ciclo depois da compra do coletor vieram certinho, como de costume. Eis que minha experiência com o coletor começou...

Primeiro treinei a dobra. No dia em que comprei o meu coleto, a Dyenyf Matos (Inciclo Joinville - Revendedora) me ensinou diversas dobras... optei por usar a dobra "diamante" dentre tantas outras que existem por aí. Confesso que essa foi a primeira e única que usei ("em time que se está ganhando não se mexe!") então não sei o que dizer das outras dobras. Gostei dela e achei eficiente, já que assim que introduzo o copinho ele já abre sozinho e fica como tem que ficar!
A minha grande dica é: encontre uma dobra que você (e seu corpo) gostem!
Após ter a dobra treinadinha, coloquei meu copinho para ferver, pois tem que estar esterilizado antes de usar. Como não comprei a panelinha da Inciclo, fervi dentro de um vidro, numa panela (pois minhas panelas são todas de teflon, e não pode ser fervido nesse tipo de panela.) 
Segundo a marca: Lave o coletor menstrual com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia. Enxague-o bem. Ao final de cada ciclo, recomendamos fervê-lo por 5 minutos. Não se deve usar panelas de alumíno, nem de teflon, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone. A Panelinha InCiclo é feita de ágata. Por ser esmaltada é um produto atóxico de baixíssima porosidade. A superfície é lisa, o que facilita a limpeza.





Copinho esterilizado, optei por colocá-lo durante o banho. Sei lá, achei mais prático, já que tinha lido vários relatos de gurias desastradas como eu que deixou o copinho cair no vaso rsrs... Deu certo! 

Primeiro dia de ciclo eu estive em casa o dia inteiro, o que foi ótimo, pois pude fazer testes de como seria ficar sentada com ele e ainda o tempo que levaria para fazer as trocas, como seria para fazer xixi... enfim, dúvidas que ainda restavam!

8 Dúvidas que eu tinha e sanei!

Tempo de troca: deixei por 12 horas (é o tempo máximo indicado pela marca). Meu coletor ainda não estava cheio e nesse tempo não aconteceu nenhum vazamento.

Necessidades X coletor menstrual (xixi e cocô): confesso que estava ansiosa e com um certo medinho. Mas passei por isso desnecessariamente. Ao contrário do absorvente íntimo (que eu trocava cada vez que fazia necessidades) o coletor nem se mexe! Sério, fica lá no lugarzinho dele! Pontinho a mais para ele!!!

Higiene durante o dia: quando tiro o coletor, ao completar o tempo de 12 horas, lavo ele em água corrente, higienizo minha vagina (por fora) apenas com água corrente e coloco o coletor novamente. 

Dormir com o coletor: simplesmente perfeito! fiz uma troca antes de dormir, quando tomei banho. Não vazou e não senti nenhum desconforto.

O coletor marca presença? Não, diferente dos absorventes externos ou ainda do absorvente interno no final do ciclo, que sentimos a presença deles, o coletor quando bem colocado fica "inexistente". Não fosse por saber que estava menstruada, nem lembraria dele. 

Como saber se está bem colocado? O cabinho não pode incomodar. Se isso acontecer, é só tirar e colocar de novo (ou ainda, cortar um pedacinho!); passar o dedo em volta do coletor e sentir que está "redondinho" é uma dica TOP para ter certeza de que não irá vazar. Outra coisa que faço, para ter certeza de que ele ficará no lugar certo, é uma certa pressão com a vagina, como se quisesse segurar o xixi... parece que o coletor "encontra o seu lugar" rsrs 

Coletor X odores: sabe o cheiro chato do ciclo menstrual? Pois é, com o coletor ele simplesmente não existe! Sério, essa foi com certeza uma das coisas que mais gostei, pois sempre tenho a impressão de que está todo mundo sentindo o maldito cheiro que sentia quando tirava o absorvente...

Custo X benefício: apesar de ter custado algumas vezes o valor das minhas caixinhas de absorvente interno (paguei 85 dinheirinhos), acredito que ao longo dos anos se pagará. Na verdade, só pelo conforto, já está valendo cada centavo investido!

Ah, e se vocês quiserem ver um pouco mais desse "copinho" quase que ao vivo, dá o play. O vídeo da Jout Jout é de longe o melhor que já vi sobre coletores...


Gurias, acho que é isso! 
Se vocês tiverem mais alguma dúvida, mandem nos comentários e, no que estiver ao meu alcance, ajudarei! E se você já usa, conte um pouco da sua experiência, qual marca usa... 

Ah, e para quem é de Joinville e região, indico a Dyenif, consultora da Inciclo com quem comprei e achei muito querida, atenciosa e dedicada no que faz. Ela tira TODAS as dúvidas antes, durante e depois. Me deixou muito tranquila e empolgada! 


Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

7 comentários

  1. ain que bacana Ana, muito beneficios mesmo, nao sofrer com esses detalhes me parece otimo... preciso testar tbm rs..bjao amore, boa semana :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, amiga! Eu testei e gostei... mas é tudo questão de gosto e é uma experiência bem pessoal. É como usar absorvente interno: ou você ama, ou você odeia rsrs
      bjocas, boa semana para vc tb!

      Excluir
  2. Uau Adorei!Eu estou querendo testar o coletor também e com as suas dicas e observações vou logo encomendar o meu! Adorei saber que realmente não incomoda! Beijos e parabéns pelo blog! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prima, lembrei muito de você quando fiz o post!
      Testa sim, eu acho que você vai gostar :) A propósito, tem diversas marcas, tamanhos, modelos...
      Qualquer coisa dá um grito!

      Obrigada pelo carinho de sempre <3
      bjcas

      Excluir
  3. Eu já vi por aí, mas definitivamente isso não é pra mim, hahahaha!
    Sou adepta ao convencional mesmo.
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaha
      é uma coisa MUITO pessoal mesmo, Ana! Quando vi as primeiras pessoas falando sobre isso, não imaginava que chegaria a usar... agora, pleo menos por enquanto, não abro mão!
      bjocas, obrigada pela presença por aqui!

      Excluir
  4. Meninas,
    VENDO no RJ! Pronta-entrega sem frete!! \o/
    https://www.facebook.com/elapraticario/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.