domingo, 14 de junho de 2015

Café cremoso da tia Jaci #ananacozinha

Olá, gurias! Tudo bem com vocês? Comigo sim...

Hoje o dia despertou um pouco friozinho por aqui, então para despertar bem e encarar um dia preguiçoso de seriados, livros e muitas postagens no blog, nada melhor do que um café cremoso...


Já estava querendo fazer essa receita para vocês há algum tempo. O café cremoso da tia Jaci é assim chamado porque quem me ensinou foi a tia Jaci. É um café que para mim tem gosto de adolescência, quando essa tia entrava para a nossa família ;) 

Ela aprendeu com a mãe dela, mas não sabe de onde a mãe aprendeu. Eu diria que é uma daquelas receitas que as mães fazem para deixar a gente feliz e impressionar as visitas rsrsr Depois que a tia Jaci fez uma vez e ensinou a receita às cunhadas, virou uma "febre" e minha mãe sempre tinha desse café em casa...

Além de lindo é um dos cafés mais deliciosos que já tomei... é praticamente uma sobremesa, uma explosão de sabor e textura. A melhor parte? Depois de ter a receita feita, pode ser deliciada a qualquer momento do dia, mesmo quando não se tem tempo para fazer um cappuccino ou café expresso... posso dizer que é uma delícia para esse mundo moderno, onde nunca temos tempo para nada!

Bem, chega de filosofar sobre o café cremoso da tia Jaci e bora compartilhar a receita...

Ingredientes:

1 medida de café solúvel em pó (usei o pacote de 50g da Nescafé);
3 medidas de açucar (usei o mesmo pote que veio o café para medir o açúcar);
1 medida de água (usei o mesmo pote que veio o café para medir a água). 

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata em velocidade alta por 10 minutos. A mistura vai se transformar numa massa cremosa, que quando a gente pega com uma colher, não cai. O volume aumenta como quando a gente faz clara em neve, então, não se assuste. 






Depois de pronto, gosto de guardar em pequenas porções no freezer, pois aí não perde a consistência e sempre tenho café cremoso pronto. A minha receita de hoje rendeu 3 potes de 500ml (aqueles de iogurte). 


Como consumir: coloco duas colheres de sobremesa numa caneca e sirvo leite quente em cima. Vou misturando aos poucos, a massa vai subindo e se misturando ao leite... o que dá um café bemmm cremoso. Também dá para prepará-lo com água quente, fica mais leve e também é delicioso. 




Ah, não precisa descongelar para consumir - aliás, é muito mais gostoso quando o creme está "congelado" do que quando é recém preparado.  

Gurias, espero que tenham gostado! Tia, obrigada por compartilhar a receita ;)
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.

testando