Antepasto de berinjela #comidasaudavel

Olá gurias, tudo em ordem? Comigo sim... ainda ardida do sol de ontem e começando a semana ligada no 220 rsrsr Cheia de compromissos e prazos a serem cumpridos, então, a semana será corrida ;) 

Na semana passada, postei uma foto no Instagram de um prato que estava preparando: antepasto de berinjela. Agora, depois de feito, testado e aprovado, resolvi compartilhar a receita com vocês! Quem me passou a receita original foi a nutricionista Renata Zago, de Curitiba (confira a página dela aqui). É um antepasto delicioso e que combina MUITO com torradinhas, biscoitos salgados ou ainda com brusqueta. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena!
 Bora conferir a receita do antepasto de berinjela, já com minhas adaptações rsrsr

Ingredientes

1 berinjela cortada em fatias bem fininhas (em cubinhos também fica ótimo!); 
Pimentão verde, amarelo e vermelho, cortado em fatias finas;
1/2 cebola picada em pequenos cubinhos;
Azeite (aproximadamente 1 xícara);
Vinagre (aproximadamente 1/2 xícara);
Sal e temperos a gosto (optei por usar louro, pimenta, alho e orégano);

Modo de preparo

Após fatiar a berinjela, coloquei de molho em água e sal por 3 horas. Passado esse tempo, escorri a água, e enxaguei várias vezes (pelo menos 3 vezes) e em seguida apertei, como se estivesse apertando um pano, para tirar toda a água. 
Numa forma antiaderente, coloquei o louro, um pouco do azeite. Cortei as fatias da berinjela agora em tirinhas e as distribui uniformemente na forma. Em cima, coloquei o pimentão, a cebola e os temperos. 
Reguei com o azeite e o vinagre e levei ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Mexi e voltei ao forno. Repeti esse processo por 1h30 de forno, mexendo a cada 20 minutos (em média). Depois desse tempo, desliguei o forno, esperei o antepasto esfriar, e acondicionei num vidro com tampa. Levei à geladeira por 24h antes de consumir. 

O resultado foi um vidro de berinjela, com um cheiro e sabor delicioso.


Rê, muito obrigada pela receita original :) Apesar do trabalho, valeu a pena!

Versão atualizada do Antepasto de berinjela em 2020...

O vinagre não se faz necessário. Há algumas receitas não temos mais utilizado. Outra coisa que mudamos, foi que tiramos o pimentão vermelho e substituímos por tomate. Como? Cortamos 2 tomates em 4 partes, tiramos a parte mole e colocamos para assar junto com os demais ingredientes da receita original. Reservamos a parte firme do tomate e picamos bem picadinho, como se fosse fazer uma vinagrete. Quando a receita está quase pronta, acrescentamos o restante do tomate que estava reservado. Deixamos mais uns cinco minutos no forno, para dar um "susto" no tomate. 

Quanto aos temperos, temos variado de receita para receita. Nas últimas, colocamos pimentas, páprica picante e ervas finas.


Gurias, se fizerem comentem como ficou ;)

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.