Antepasto de berinjela #comidasaudavel

Olá gurias, tudo em ordem? Comigo sim... ainda ardida do sol de ontem e começando a semana ligada no 220 rsrsr Cheia de compromissos e prazos a serem cumpridos, então, a semana será corrida ;) 

Na semana passada, postei uma foto no Instagram de um prato que estava preparando: antepasto de berinjela. Agora, depois de feito, testado e aprovado, resolvi compartilhar a receita com vocês! Quem me passou a receita original foi a nutricionista Renata Zago, de Curitiba (confira a página dela aqui). É um antepasto delicioso e que combina MUITO com torradinhas, biscoitos salgados ou ainda com brusqueta. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena!
 Bora conferir a receita, já com minhas adaptações rsrsr

Ingredientes
1 berinjela cortada em fatias bem fininhas; 
Pimentão verde, amarelo e vermelho, cortado em fatias finas;
1/2 cebola picada em pequenos cubinhos;
Azeite (aproximadamente 1 xícara);
Vinagre (aproximadamente 1/2 xícara);
Sal e temperos a gosto (optei por usar louro, pimenta, alho e orégano);

 Modo de preparo

Após fatiar a berinjela, coloquei de molho em água e sal por 3 horas. Passado esse tempo, escorri a água, e enxaguei várias vezes (pelo menos 3 vezes) e em seguida apertei, como se estivesse apertando um pano, para tirar toda a água. 
Numa forma antiaderente, coloquei o louro, um pouco do azeite. Cortei as fatias da berinjela agora em tirinhas e as distribui uniformemente na forma. Em cima, coloquei o pimentão, a cebola e os temperos. 
Reguei com o azeite e o vinagre e levei ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Mexi e voltei ao forno. Repeti esse processo por 1h30 de forno, mexendo a cada 20 minutos (em média). Depois desse tempo, desliguei o forno, esperei o antepasto esfriar, e acondicionei num vidro com tampa. Levei à geladeira por 24h antes de consumir. 

O resultado foi um vidro de berinjela, com um cheiro e sabor delicioso.


Rê, muito obrigada pela receita original :) Apesar do trabalho, valeu a pena!

Gurias, se fizerem comentem como ficou ;)

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.