sábado, 1 de novembro de 2014

Novembro azul: você sabe o quê é isso?

Olá, gurias! Tudo em ordem? Comigo sim... 

Gurias, no mês de novembro é realizado um movimento nacional em prol da saúde do homem, assim como é feito no mês de outubro em prol da saúde da  mulher. 

Apesar do blog ser voltado a assuntos "de menina", acho muito importante trazer à tona essa informação, pois os homens, assim como nós mulheres também devem se cuidar, afinal, as doenças não escolhem gênero ;) e, para marcar esse início, escolhi o azul "Alto Astral" da Top Beauty (falarei mais sobre esse vidrinho no post seguinte de hoje rsrs). 

Confira as informações que selecionei láaa do site #novembroazul

O que é o novembro azul...

Sobre o câncer de próstata
O QUE É A PRÓSTATA?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?
No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?
Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.
COMO OCORREM A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO?
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazerem o exame de PSA no sangue. 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.


Apesar de o exame ser recomendado a partir dos 45 -50 anos, vale a pena ficar de olho nos sintomas, em especial se já tiver histórico familiar ;) E, como (infelizmente) os homens tem mania de acharem que estão sempre bem de saúde, e que fazer - em especial - esse tipo de exame é muito vergonhoso e mimimi..., acredito que é também nosso papel ficar de olho na saúde daqueles que amamos ;)

Vamos ajudar a driblar esse preconceito?




Quer saber mais, ser parceiro dessa campanha? Acesse o site Novembro Azul ou ainda a página deles no  facebook Novembro Azul Brasil.

E vocês, gurias, já tinham lido/visto/ouvido algo sobre essa campanha?

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura 

Obs.: as informações e materiais foram retiradas do site Novembro Azul, na opção Campanha, baixe os materiais da campanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui.

testando