Outubro rosa: já cutucou alguém hoje?

Olá, gurias! Tudo em ordem? Comigo sim!
Gurias, como o mês de outubro é dedicado à saúde de mulher, com enfoque especial ao câncer de mama e a importância de se fazer o autoexame das mamas e ir ao médico regularmente, esse ano resolvi provocar algo a mais além de deixar as unhas rosas...

Lanço hoje a campanha #cutuquealguem. Infelizmente temos o hábito de ler esse tipo de matéria/conscientização e guardar conosco ao invés de perguntarmos às mulheres ao nosso redor se já fizeram o autoexame das mamas esse mês e se estão com os exames de rotina em dia. Por mais que saibamos que nada disso é confortável, temos que ter a consciência de que é importante acompanhar a nossa saúde e prevenir o máximo possível que der. 

Como funcionará a campanha: postarei um item rosa por dia no meu Instagram/Facebook e marcarei alguém, "cutucando" quanto à regularidade do autoexame e exame de rotina. Assim, até o final desse mês, terei provocado pelo menos 31 pessoas. Se todas fizermos isso, quem sabe consigamos provocar uma conscientização maior. 

E se alguém perguntar...

Mas, como se faz o autoexame?

Quando fazer?

Segundo a equipe do Instituto Oncoguia, o autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação, para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15. 

O que procurar?
Durante o autoexame devemos procurar: deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.

Substitui a mamografia?
O autoexame das mamas NÃO basta para diagnosticar precocemente o câncer de mama, não apresenta eficácia para a detecção do tumor. O importante é que você saiba o que é normal para você e conheça suas mamas. Fique atenta a qualquer tipo de mudança, fale com seu médico imediatamente frente a qualquer alteração.

Quer saber mais sobre o câncer de mama? Clique aqui: Oncoguia Câncer de Mama

Vamos trabalhar juntas em prol de mais saúde e menos remédios? Agora que já refrescou a memória, quem será a pessoa que você "cutucará" hoje? Eu comecei pela minha irmã! 

Participe você também desse movimento, postando fotos, marcando pessoas e colocando a #cutuquealguem #outubrorosabrasil. Marque o perfil do blog nas fotos, para eu acompanhar de pertinho as "cutucadas". 

Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.