Geleia de ameixa na máquina de fazer pão

Olá, Gurias! Tudo em ordem? Comigo sim... aqui em Joinville foi um domingo chuvoso. Resultado? Muito artesanato e comida caseira! O namorido preparou o risoto que tanto gosto (aquele com arroz arbório, que já postei aqui). E eu, depois de algumas horas de ponto cruz e testes com as minhas canetinhas, resolvi fazer uma geleia de ameixa preta. 
Como compramos a máquina de fazer pão há pouco tempo, ainda estamos testando as receitas que dizem (segundo o livro de receitas e outras usuárias da máquina) que dão certo. A receita da vez foi a geleia.

Confesso que não gostei do resultado. Apesar de ser rápido e a gente não precisar fazer praticamente nada (apenas colocar os ingredientes na máquina e ligá-la) infelizmente a fruta não se desmancha por inteiro, o que acaba não deixando a geleia com a textura que deveria ter. Pelo menos foi isso o que aconteceu com a minha receita. Quem sabe com frutas mais macias (como o morango, framboesa, etc.) ou ainda, bem maduras, acabe dando certo. 

De qualquer forma, não perdi a receita :) apenas finalizei no fogão mesmo. Após a máquina fazer o processo dela, retirei de lá, coloquei numa panela e fervi - mexendo sempre - por aproximadamente 1h. Aí sim ficou perfeita! Densa e com o sabor da fruta, como tem que ser uma geleia :)

Agora, para quem quiser se deliciar com um doce caseiro e delicioso, eis a receita que usei!

Ingredientes:
1/2 kg de ameixa preta cortada em pedaços pequenos, sem caroço.
3/4 de xícara de açúcar (caso queira substituir por açúcar mascavo, indico uma tabela de proporção no final do post)
suco de 1/2 limão
uma pitada de sal
1 pau de canela
1/2 xícara de água 

Modo de preparo
Coloque tudo na forma da máquina de pão e selecione a opção geleia. 

Caso vá fazer no fogão convencional, coloque numa panela, em fogo baixo/médio, e mexa sempre - em especial quando começar a levantar fervura - para que não queime. Quando ficar com textura homogênea e com as frutas derretidas (ou seja, reduzida), estará pronta! ( o que demorará aproximadamente uma hora e quarenta).
 Trocando o açúcar...
No site Correio Gourmand encontrei uma dica muito perfeita sobre as proporções de cada ingrediente de uma geleia e a possibilidade de trocar alguns ingredientes. O que mais me chamou a atenção, foi o açúcar, já que nem todos podemos consumir o tradicional. Eis a dica:

"O açúcar também ajuda a dar forma à geleia, contribuindo para a gelatinização porque promove a desidratação das moléculas de pectina (altamente hidrofílicas). Age, ainda, como conservante, evitando que o produto se deteriore com facilidade. Também, melhora o sabor da geleia e aumenta o seu brilho e grau de maciez.

Use o refinado ou cristal, se quiser utilizar o açúcar mascavo, faça-o na proporção de 25% para cada 75% de açúcar comum. Usar a mesma proporção para mel."

Perfeito, não é mesmo? Nesse mesmo link tem a proporção de cada produto e a sua importância para geleia... Então, para quem quiser substituir a ameixa por outra fruta, vale a leitura completa do material. 

Bem, por hoje é isso! Agora está na hora de ver meu seriado do dia e depois descansar ;)
Espero que tenham gostado das dicas!
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.