Hambúrguer caseiro #ananacozinha

Olá Gurias, tudo em ordem? Comigo sim...

Foto: via
Essa semana quando fui preparar o almoço, resolvi fazer algo que a maioria ama: hambúrguer ;) Mas nada de usar aqueles comprados... gosto mesmo daqueles feitos em casa! É fácil, rápido e fica MUITO mais delicioso! Aqui em casa fazemos a receita de hambúrguer "a la Madero"... só que com as nossas adaptações, lógico! Bora para a receita...

Ingredientes:

Usamos meio quilo de carne moída de 1ª (a de 2ª não fica tão saboroso, já que tem mais gordura e normalmente é mais dura) para fazer em média sete hambúrguer - gostamos deles do tamanho aproximado de um pão bisnaguinha ;)

Temperos a gosto - tenho hábito de temperá-los de diferentes formas...faço o seguinte:
2 temperados com sal, alho, pimenta e cebola...
2 temperados com mostarda...
2 temperados com sal e recheados com queijo/bacon...
1 temperado com sal e alho que é o primeiro que preparo para ver como está o sabor, tempero, tempo de preparo na panela, etc... é o "tira-gosto" da cheff ;) rsrs

Pego um punhado de carne moída já temperada, faço um bolinha amassando-a com as mãos e em seguida dou uma apertadinha de leve para ficar achatada (no formato do hambúrguer).

Depois de todas as bolinhas prontas, esquento a panela (uso uma antiaderente grande) e vou fazendo um a um... Gosto de untar a panela com banha de porco, dá um sabor mega perfeito ;)
São poucos minutinhos grelhando de cada lado e estará no ponto o seu hambúrguer... grelhado - com cara de assado - por fora, rosado, fofinho e suculento por dentro ;)

Gosto também de preparar um molho para acompanhar...
Quando quero fazer um molho para acompanhar a refeição, reservo aquele primeiro hambúrguer que fiz, o "filho único", e depois que estão todos os demais prontos, volto com o ele para a frigideira, acompanhado de umas cebolas fatiadas, pimentão e um pouco de manteiga... deixo a cebola dourar no fogo baixo e aos poucos vou acrescentando um pouco de água (bemmm pouquinha água), para ir criando o molho... conforme ela ferve, coloco mais um pouquinho (menos de meia xícara por vez)... às vezes, no final desse processo, acrescento duas colheres de sopa de maionese e deixo aquecer por mais uns minutinhos, até que esteja tudo homogêneo. Prontinho, um molho delicioso para acompanhar o hambúrguer ;)

Agora, basta fazer um arroz branco ou ainda, pegar aqueles pães de lanche deliciosos e saborear uma refeição deliciosa!

Dica para não deixar a casa "defumada"...
E uma dica para quem não gosta do cheiro da fumaça de quando está grelhando é ferver numa panela água, cravo e canela durante o processo de fritura ;) O cheirinho de "defumado" será "apagado" pelo perfume dessa fervura ;)

Gurias, esse é meu jeito de fazer. Qual é o de vocês?
Bjinhos, bjinhos,
Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.