Outubro Rosa: um compromisso de todos!

Olá Gurias, tudo em ordem? Comigo sim...
Outubro Rosa

Vocês já devem ter escutado falar sobre a campanha "Outubro Rosa"... no entanto, sabem de onde surgiu a ideia, para que serve e como podemos colaborar?

História:
(Fonte:http://www.outubrorosa.org.br/)

Criado na década de 1990, nos Estados Unidos e comemorada de diferentes formas ao redor do mundo por governos, empresas e terceiro setor, a iniciativa busca lembrar a população a respeito da importância do exame periódico de mamografia para mulheres com mais de 40 anos.

O laço rosa utilizado na campanha simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Tem sua origem na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Outubro Rosa no Brasil:
A primeira ação "Outubro Rosa" no Brasil ocorreu em 2002, com  a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista.

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Em outubro desse mesmo ano, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.

Em outubro de 2009,  pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa. Desde então, as ações têm sido crescentes por todas as áreas de atuação do país. 

É válido ressaltar que não são somente decorações que acontecem pelo país afora. Em SC, por exemplo, a AMUCC - Associação Brasileira dosPortadores de Câncer (confira aqui a programação 2013) – realiza um série de atividades durante todo o mês de outubro, que visa conscientizar e proporcionar capacitação à comunidade/agentes a respeito do câncer de mama

Como podemos colaborar?
Aqui em Matinhos, o Rotary club Matinhos, do qual faço parte, fará uma caminhada e um passeio ciclístico para fomentar a conscientização da importância dos cuidados em relação ao câncer de mama. Acredito que essa seja apenas uma das ações das quais podemos participar, pois levar às pessoas a conscientização de se é necessário prevenir (e que é dever do governo proporcionar a mamografia) é um dever de todos e que deve ser relembrado o ano inteiro! A propósito, quem estiver por Matinhos, no litoral do Paraná, sinta-se convidado a participar :) E caso não esteja por aqui, o que acha de buscar um Rotary ou outra organização e fazer e algo em prol dessa causa? 

Outubro Rosa Rotary Matinhos

Outra ação muito interessante da qual também estou participando, é a da Mary kay...  A cada venda de um desses brilhos labiais R$1,00 é doado para o Instituto Se Toque (clique aqui e conheça mais sobre esse instituto e suas ações). Como fazer para ajudar? Fale com uma consultora Mary Kay e, caso você ainda não tenha, entre em contato comigo que eu lhe atendo ou indico a mais próxima de você :)
Mary Kay câncer de mama

E vocês gurias, como participam em prol dessa causa? Use esse espaço para divulgara a ação da qual 
você faz parte!!!
Beijinhos, beijinhos,
Ana Laura

0 comentários

Deixe o seu comentário aqui.