Especial de noivas... #como tudo começou

Olá Amadas! Tudo em ordem com vocês?! Comigo sim!
Que maio é o mês das noivas, todas sabemos né?! Agora, vocês sabem o porquê dessa tradição? Você sabe que vestido escolher? Com quanto tempo de antecedência se deve planejar tudo? Quantas pessoas para quanto de comida? Que banda escolher? Que convite comprar? Onde passar a Lua-de-mel? Em que horário fazer? Que cor do vestido, make e sapato usar? E as madrinhas e pagens... aff... é de ficar sem fôlego né?! 

Bem, nos próximos dias esse será um dos temas aqui do blog :) E responderei a todas essas perguntas... Gostaram?! 

Como tudo começou...
E, como toda história tem um começo, uma história pregressa - como dizem minhas amigas (quase) fisioterapeutas - o mês das noivas também tem. Vamos conhecer?

Fiz algumas pesquisas e descobri que:

O costume de casamentos em maio, teoricamente, é uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde nessa época do ano é que se atinge a plenitude da primavera e então celebra-se o mês de maio com muitas flores... é então uma grande festa em homenagem à natureza. Loooogo: flor, casamento, noiva!

Ou seja, é um mês feminino! Além de tudo isso, tempos ainda a influência católica, que, apesar de não constar na Bíblia uma citação específica dizendo que maio deveria ser o mês das mães, acabou sendo o mês escolhido para a festa de consagração de Maria, mãe de Jesus. Então, a comemoração do Dia das Mães, no segundo domingo, também contribuiu para a associação com as noivas, uma vez que, acredita-se que quem casa, deseja também ser mãe.

No entanto, no Brasil mesmo, apesar desse mês já ter sido mais disputado, hoje em dia muitas pessoas levam em conta as questões de custos e férias, ficando então, o mês campeão em casórios o de
dezembro.

Outra curiosidade é que em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal, pois (segundo a tradição) era o mês quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Já na na América do Norte, os americanos preferem em fevereiro, considerado o mês nacional dos casamentos já que é quando comemora-se o Valentine’s Day (14/02) o que para nós é comemorado em 12/06

Bem gurias, deu para perceber que apesar dos costumes, tradições e superstições, o mais importante mesmo é cada uma ter a sua data e mês marcante. Uma vez que, essa sim será comemorado pelo resto do casamento! E como diz uma amiga, "que seja eterno enquanto dure o amor".

E vocês, já escolheram a data, o mês, o ano... ou ainda estão assim como eu: só lendo a respeito?!
Confesso que quando menina, sonhava com uma data e um ano e um mês e uma festa... há tempos deixei isso "em descanso"... quem sabe um dia né?!

Beijinhos, beijinhos
Ana Laura

1 comentários

  1. Ah, amiga! Não perca esse sonho nunca!!!!! É uma data incrível! E nem dá tanto trabalho assim. rsrsrs.
    Por exemplo, eu noivei em fim de março e casei em começo de julho. Eu mesma fiz os convites, em casa, e levamos pessoalmente a todos. Nós mesmos organizamos a decoração e as comidinhas. Escolhi desde o gado, que foi carneado por nós mesmos, até as verduras e legumes.

    Acredite: não há nada melhor q isso!

    Tem gente que paga horrores para empresas cuidarem disso e se arrependem, meu primo teve o churrasco queimado em seu casamento. rsrsrs Imagine!

    Cuidei de cada detalhe!
    E saiu tudo perfeito!
    Até hoje muitos comentam que nunca foram num casamento tão legal!

    Oba!

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.