segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"(...) Meu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteiro..."

Olá Amadas!
Tudo em ordem gurias? Comigo sim!! E com meus pés, melhor agora aahhahaha... Já viram que estou toda para piadas hoje né?! ahahahah. Então, quando pensei no título para esse post, na hora veio à minha cabeça a famosa música do Ratinho (do Castelo RÁ-TIM-BUM) ahahaha o tal Ratinho tomando banho e cantando... e aí, não aguentei! Tive que citá-la e foi no título mesmo! ahahhhaha

E você, lembra que seu pés existem? E que também merecem respeito, carinho e muita atenção tal como nosso rosto e cabelo? Pois é gurias, importantíssimo isso! Para ajudá-las com essa tarefa de cuidar dessa parte tão preciosa do nosso corpo, separei alguns "rituais" de beleza - que gosto muito de fazê-los - especial para os pés

Bora conferir!
Via
Quer pés perfeitos? Então vem comigo! Eis meu checklist para vocês!
  • Limpar e secar: sim Amadas, deixar a água "de shampoo" cair em seus pés, não os deixarão limpos! ahahahha  Então, nada de preguiça e bora esfregar os pezinhos. Ah, e depois de bem limpinho e cheiroso, não esqueçam de secá-los (em especial entre os dedos) hein!! Ah, e pelo menos uma vez por semana eu uso o Esfoliante de pedra pomes da Granado. Acho super prático e cheirosos, sem falar no resultado de pele perfeita :)
  • Hidratar: pés lavados, é hora de deixá-los hidratados. E nada de olhar com aquele olho torto e dizer: " aaaa tahhh, nem no corpo eu passo creme, acha que vou chegar nos meuis pés ahahaha". Sim Amadas, é NECESSÁRIOOOOO se vocês querem ter pés macios :) O uso de cremes hidratantes (principalmente aqueles à base de ureia) deixa a pele dos pés mais macia e evita rachaduras - especialmente nas estações mais frias e secas. Como eu uso óleo de amêndoa em todo meu corpo no último enxague do banho, aproveito e passo nos pés também :) E se vejo que ainda não estão como eu gosto, faço o seguinte: passo uma camada generosa de creme que tenha óleo de amêndoa na sua composição e coloco meias (ahaaha, bizarro mas muiiito bom. E quem me ensinou essa dica foi minha amiga Daia, que aprendeu com a mãe dela :) 
  • Cortar as unhas... Ahh chegar nas unhas dos pés não é a missão mais fácil para muitas né? Umas por preguiça outras por alongamento... Bem, não importa quem cuida da sua unha, a questão é que deve se ter cuidados para que não encravem ou venha a ter micose (eeecaaaa). E eis algumas dicas: 
    • Cortar a unha em formato quadrado: esse tipo de corte, em ângulo reto (e nada de unhas dos pés tão grandes quanto a das mãos... do contrário, depois não venha reclamar que estão doendo só porque você resolveu usar um sapato de "bico fino") evita que as unhas fiquem encravadas. Se isso for feito por um pedicure ou um podólogo, é ideal certificar-se de que os produtos - tesouras, alicates, etc. -  utilizados pelo profissional estejam esterilizados e as lixas, descartáveis. 
    •  visitar um podólogo a cada 20 ou 30 dias (e ter certeza de que realmente é podólogo...
  • Movimentar os pés: e sim Amadas, isso não é para ser feito só depois que se aposentarem! Os pés, não importam a nossa idade, precisam ser movimentados, alongados... pois pés parados por muito tempo, "perdem" a circulação, o que provocará dores e inchaço :( Se por acaso, mesmo assim seus pés insistirem em inchar, eleve-os a uma altura acima do quadril, ou façam um 'escalda-pés' (o que também é simples: você pode adquirir sachet para escalda pés ou  SIMPLESMENTE mergulhá- los em uma bacia com água morna e sal. Obs.: lembre-se que inchaço frequente NÃO é normal. Consulte seu médico!
  • Evitar andar descalço: não Amadas, isso não é frescura de mãe, vó, pai... o contato dos pés com o chão (em especial de lugares públicos) facilita a contaminação por fungos e doenças, sem falar que os pezinhos acabam tendo que se fortalecer para aguentar o atrito e, consequentemente, acaba "engrossando o casco"
  • Escolhendo o calçado CERTO: sim, sim, sim.. existe calçado certo e errado e não estamos falando em "estar na" MODA! Ao comprar um calçado (sapatos fechados masculinos e femininos, sandálias, tênis), a regra básica deve ser CONFORTO, ou seja, nem apertado, nem largo. Que uma dica? Escolha seu calçado no fim da tarde, quando os pés geralmente estão um pouco inchados. As palmilhas e solados devem ser macios, com sistema anti derrapante e formato que não aperte os dedos em cima e nas laterais. 
  • Salto? SIM: Ortopedistas afirmam: usar calçado sem salto, nem pensar! A altura aconselhada para homens é de no mínimo 1,2 cm a 2 cm, e, para as mulheres, de 1,2 cm até 5 cm. Desaconselham ainda, o uso de calçados no estilo 'rasteirinha' ou que não tenham nenhum tipo de proteção de borracha na base, porque facilitam o atrito dos pés direto com o chão.
  • O tênis também não pode ser "só carinha bonita": o primeiro aspecto a ser observado, não é só se cabe em seu bolso, Mas em relação à finalidade desse calçado: caminhada, corrida, futebol, basquete... Lembre-se: de nada adianta comprar um tênis marca "x'" se ele não tiver certificado de garantia, (EXIJA isso no momento da compra).
  • Intercalar os calçados: Não, isso não é mais uma frescura de centopeias como eu. Para a manutenção da saúde dos pés, a dica é usar o mesmo par, no máximo, por dois dias seguidos.
  • Relaxe-os: nada melhor do que uma água mora para ter pés renovados. E isso não é só para quando chegamos da balada, "okey"?!Uma dica para melhorar a saúde dos pés é deixá-los "de molho" em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescentar meio copo de vinagre), por dez minutos. Em seguida, faça uma massagem com óleo de amêndoas ou com creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana. 
Bem Amadas, é isso!
Espero que vocês de fato cuidem de seus pés... é tudo questão de HÁBITO!
Beijinhos, beijinhos,
Ana Laura

Um comentário:

  1. Eeeeee...... Anaaaa....
    Isso não vale....
    Agora não tiro mais a musiquinha da cabeça!!!!!!!!
    rsrsrsrs

    Mas adorei as dicas!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.

testando